Menu
Brasil

Oficina em Brasília debate financiamento para Bacia do Prata

Evento reunirá representantes de países da região para discutir investimentos em gestão integrada de recursos hídricos.

Redação Jornal de Brasília

29/01/2026 16h51

Foto: Dênio Simões/Agência Brasília

Foto: Dênio Simões/Agência Brasília

Entre os dias 4 e 6 de fevereiro de 2026, Brasília receberá a Oficina Regional de Financiamento e Investimentos para a implementação do Plano Estratégico da Bacia do Prata. O encontro será realizado na sede da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), vinculada ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR).

Organizado pelo Programa de Água das Américas da Organização dos Estados Americanos (OEA), o evento reunirá representantes dos países da Bacia do Prata para debater alternativas de financiamento voltadas à gestão integrada dos recursos hídricos da região. O objetivo é fortalecer capacidades técnicas e promover a troca de experiências sobre opções viáveis de financiamento e investimentos entre os países que integram o Comitê Intergovernamental Coordenador da Bacia do Prata (CIC).

O MIDR atua, em conjunto com o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), como representante técnico do Brasil no âmbito do CIC, contribuindo para o diálogo regional e para o avanço de estratégias de cooperação e desenvolvimento sustentável na Bacia do Prata.

“Vale destacar que esta agenda é estratégica para o tema que tratamos no Departamento de Revitalização de Bacias Hidrográficas e Segurança Hídrica, porque fortalece a cooperação técnica e a coordenação entre os países na gestão compartilhada de recursos hídricos transfronteiriços”, destacou Alberto Batista da Silva Filho, Coordenador-Geral de Gestão de Recursos Hídricos (CGRH). “Ao discutir alternativas concretas de financiamento e investimentos, a oficina ajuda a transformar diretrizes e planos em ações implementáveis, com maior capacidade de execução, monitoramento e entrega de resultados para a Bacia do Prata”, acrescentou.

A oficina reforça o papel da ANA como espaço de articulação técnica e institucional para a cooperação internacional em recursos hídricos.

Com informações do Governo Federal

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado