Menu
Brasil

O Rali se realizará pela Primeira vez na América do Sul

Arquivo Geral

14/05/2008 0h00

A organização do rali mais famoso do mundo, o Dakar, divulgou o percurso pelo qual os competidores irão se aventurar em 2009. É a primeira vez que a competição será disputada na América do Sul, mais precisamente atravessando o Chile e a Argentina – tanto a chegada quanto a largada serão em Buenos Aires.

As disputas serão realizadas entre 3 e 18 de janeiro, com um total de nove mil quilômetros, sendo seis mil deles cronometrados. “Previmos todos os elementos do Dakar: navegação, etapas rápidas, areia… e a isso somamos a novidade da altitude”, comentou Etienne Lavigne, diretor de prova.

Aproximadamente 80% do percurso será na Argentina, com passagens por La Pampa, Mendoza, Córdoba e Santa Fé. O Chile, por sua vez, será agraciado com etapas nos Andes, pouco antes do repouso na cidade de Valparaíso. Na sequência, os competidores irão enfrentar o deserto do Atacama, que promete intenso calor.

Uma das maiores preocupações dos organizadores é o público, que deverá ser muito maior que nas disputas realizadas na África. O Rali Dakar se mudou para a América do Sul depois de a edição 2008 da prova ser cancelada por conta de ameaças terroristas – foi a primeira vez que isso aconteceu desde a criação do rali, em 1979.

< !-- /hotwords -- >

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado