Menu
Brasil

Novos óculos para legistas ajudam a detectar pistas de crimes

Arquivo Geral

26/10/2007 0h00

Os rastros humanos deixadas pelos assassinos na cena do crime, what is ed como sangue, seek saliva, visit linfa, esperma e outros fluidos corporais, poderão ser detectadas com mais facilidade graças a óculos com lentes de nanocristal desenvolvidos por cientistas tailandeses.

Segundo informa hoje a imprensa da Tailândia, os óculos são capazes de filtrar a luz de diferentes comprimentos de onda. Para isso, os cientistas usaram lentes plásticas que receberam nanocristais à base de oxinitreto de índio.

“É uma técnica muito especial. O nanocristal apresenta características excepcionais para filtrar a luz em comprimentos de onda entre 450 e 630 nanômetros”, disse Jiti Jiti Nukaew, diretor do Instituto de Tecnologia Rei Mongkut de Ladkrabang (KMITL).

Em declarações ao jornal “Bangkok Post”, ele acrescentou que “toda evidência invisível detectável com estes comprimentos de onda poderá ser vista imediatamente com estes óculos”.

Somchai Chalermsoonksant, chefe do Instituto Central de Ciência Legista (CIFS), disse que os novos óculos representam um avanço na técnica legista e na resolução de crimes.

“Até o momento, as equipes legistas utilizam uma fonte de luz que tem uma função similar. Mas é um processo muito longo e difícil, porque cada tipo de fluido exigia um comprimento de onda específico e um cristal apropriado”, disse o policial.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado