Aposta para o futuro na NBA, o chinês Yi Jianlian deixou a quadra na vitória do Milwaukee Bucks sobre o Chicago Bulls por 93 x 88 na noite de terça-feira com três pontos anotados e a certeza que ainda precisa aprender a lidar com as regras na liga profissional norte-americana. “As regras da Fiba (Federação Internacional de Basquete) e da NBA são diferentes e levará tempo para que aprenda a lidar com isso nos treinamentos”, afirmou o jogador, sexta escolha na primeira rodada do último draft.
Em quadra, ele sofreu para escapar da marcação de Joakim Noah. O ala/pivô ficou 23 minutos em quadra, marcou seis pontos, pegou quatro rebotes e deu quatro assistências.
Se ainda não conseguiu mostrar todo seu potencial em quadra, Jianlian já se tornou o centro das atenções no grupo, o que surpreende até mesmo o gerente-geral da franquia, Larry Harris. “Uma coisa sobre a qual falamos antes da chegada de Yi ao treinamento era o nível de ansiedade e interesse existente sobre os jogadores, você não consegue imaginar até lidar com isso”, lembrou o dirigente. “Nossos jogadores estão se adaptando bem e têm apoiado bastante. Acho que o próprio Yi está surpreso”.
Para o técnico Larry Krystkowiak, o chinês conseguirá se adaptar e tem uma vantagem sobre os demais novatos porque disputou um bom número de jogos com a seleção chinesa. “No universitário, às vezes vocês enfrenta problemas porque disputa um ou dois jogos por semana. Não foi o caso dele. Pessoalmente, não o vejo como um novato típico. Estou colocando padrões tão elevados para que ele fracasse? Não, acho que ele está jogando um basquete muito bom. Ele tem maturidade”.