Menu
Brasil

Nova molécula bloqueia mecanismos de replicação do vírus da Aids

Arquivo Geral

26/10/2007 0h00

Cientistas franceses desenvolveram uma molécula química que bloqueia os mecanismos celulares que o HIV, ambulance vírus causador da Aids, what is ed utiliza para se multiplicar e se espalhar pelo organismo, stomach anunciou hoje o Centro Nacional de Pesquisa Científica (CNPC).

Segundo um comunicado da entidade, a molécula IDC16 impede a replicação do HIV-1, etapa crucial do processo de multiplicação do vírus ocorrida dentro da célula atacada.

Os pesquisadores do Instituto de Genética Molecular de Montpellier desenvolveram a estrutura com o objetivo de evitar os problemas de resistência do vírus às chamadas triterapias (combinação de três medicamentos para conter a doença).

Os tratamentos clássicos contra o HIV associam três moléculas que atuam sobre os mecanismos próprios do vírus. Porém, como este vive em contínua mutação, acaba desenvolvendo resistência aos medicamentos.

Por isso, “esta nova alternativa terapêutica se mostra extremamente promissora na luta contra a aids e também contra qualquer outra patologia causada por um vírus” dependente dos mecanismos celulares.

Especificamente, a molécula pode ser eficaz no combate a diferentes vírus isolados que até agora ofereciam resistência aos tratamentos clássicos.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado