O arquiteto Oscar Niemeyer deixou hoje o Centro de Tratamento Intensivo (CTI) do Hospital Samaritano, no Rio de Janeiro, onde na quarta-feira passou por uma bem-sucedida cirurgia para a retirada da vesícula.
Segundo um comunicado divulgado pelo hospital, Niemeyer, de 101 anos, foi levado para um quarto individual de uma unidade intermediária de recuperação.
De acordo com o hospital, o estado de saúde de Niemeyer é estável. O arquiteto respira sem a ajuda de aparelhos. Nos próximos dias, ele será submetido a exames de rotina.
O médico encarregado da cirurgia, Fernando Gjorup, ainda não informou a data da possível alta do arquiteto.
Niemeyer foi internado na noite de quarta-feira com dores abdominais. Os exames realizados no dia diagnosticaram a existência de cálculos na vesícula, motivo pelo qual se optou pela intervenção cirúrgica.
Em junho, o arquiteto foi hospitalizado por algumas horas por causa de dores na região lombar.