A Nasa (agência espacial americana) descobriu relâmpagos perto dos pólos de Júpiter e atividade vulcânica em uma de suas luas, order  anunciou hoje a agência espacial americana.
Alan Stern, um dos encarregados das descobertas da sonda “New Horizons”, disse que estes achados vão além de seus “sonhos mais inimagináveis”.
“Não só colocou a toda prova nosso aparelho espacial, mas, além disso, o colocou no caminho para poder chegar a Plutão em 2015. Foi uma oportunidade para levar aparatos sofisticados a lugares no sistema Jovian onde outros não puderam ir”, acrescentou Stern.
Stern disse que o fato lhes deu “dados importantes” que ajudarão no conhecimento do maior planeta do sistema solar, suas luas, anéis e atmosfera.
Os descobrimentos da Nasa permitirão à agência espacial conhecer melhor a atmosfera de Júpiter.
Além disso, a “New Horizons” captou as imagens mais claras até o momento dos anéis de Júpiter, podendo se observar que um meteorito se chocou recentemente contra um deles.
A Nasa informou que a sonda detectou partículas que fluem centenas de milhões de milhas além da cauda magnética do planeta.
As descobertas da “New Horizons” foram feitos no dia 28 de fevereiro, quando o aparelho passou pela órbita de Júpiter.
Na mesma viagem, a nave usou a gravidade de Júpiter para dar-lhe um empurrão em sua trajetória, o que diminuirá em três anos a viagem a Plutão, concluiu a Nasa.