Não é por acaso que o Gol é o maior sucesso comercial da Volkswagen, tendo chegado a nada menos que sua sexta geração. Recheado de mimos e encantos, então, o carro surpreende. É assim que pode ser caracterizada a versão Rallye. Um Gol pra ninguém botar defeito, em sua quarta versão. O TudodeBom passou uma semana a bordo de um Gol Rallye. Testou o carro na cidade e na estrada. E, voilá, gostou muito!
Para começar, o modelo chama a atenção por onde passa, com seu visual todo cheio de marra. Uma série de modificações compõe o conjunto, marcado pela robustez do para-choque na cor da carroceria e com aplique central, que incorpora os grandes faróis auxiliares de dupla função (neblina e longo alcance) com aros cromados.
A grade do radiador é do tipo colmeia, com friso cromado. Os faróis de dupla parábola têm moldura escurecida. Algo que chama a atenção é a suspensão elevada. Destacam-se as novas rodas de liga leve de 16 polegadas com desenho exclusivo e pintura preto brilhante, com pneus 195/50 R16.
As carenagens dos espelhos retrovisores trazem luzes indicadoras de direção (side blinkers). O adesivo com a identificação Rallye, colocado na parte inferior das portas, possui design especial – em sua parte traseira, há uma simulação de respingos de lama.
E mais
Por dentro, detalhes fazem a diferença, como a pedaleira esportiva, e os bancos com novos figurinos, forrados com tecidos que utilizam fios de PET reciclado.
O Rallye é equipado com o motor 1.6l VHT Total Flex, da família EA 111. Com etanol (E100), o motor tem potência de 104 cv (76 kW) a 5.250 rpm. Com gasolina (E22), são 101 cv (74 kW) a 5.250 rpm. O rendimento satisfatório. Na estrada, então, o carrinho deu um show. Para completar, uma série de itens bacanas, como computador de bordo, sonzinho esperto, sensores de estacionamento e outros. Quanto custa? Cerca de R$ 40,5 mil.
Ficha Técnica
Gol Rallye
Combustível: Gasolina e etanol
Potência: 101 cv a 5.250 rpm (gasolina) e 104 cv a 5.250 rpm
Suspensão: dianteira independente, Mc Pherson com mola integrada e Mola helicoidal. Traseira interdependente, com braço longitudinal e mola helicoidal
Freios: duplo circuito hidráulico em diagonal, servofreio a vácuo com ABS. Dianteiros: ventilado, diâmetro de 256mm. Traseiros: tambor de freio com regulagem autom, diâmetro de 200mm
Rodas e pneus: Roda de liga leva 6J X 16 com Pneus 195/50 R16
Dimensões: comprimento: 3.924mm. Largura: 1.898mm (com espelho retrovisor). Altura (teto): 1.491mm. Distância entre eixos: 2.467mm.
Porta-malas: 285 litros
Tanque: 55 litros
Reservatório de partida a frio: 0,8 litro
Aceleração 0-100 km/h: 10,6s