O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), obteve decisão favorável da 1ª Vara Criminal da Capital para que Adilson Oliveira Coutinho Filho, conhecido como Adilsinho, permaneça na Penitenciária Federal de Brasília. Ele cumpre pena por liderança em uma organização criminosa envolvida em crimes violentos.
Adilsinho foi preso em 26 de fevereiro deste ano, em sua casa de praia em Cabo Frio, na Região dos Lagos, pela Polícia Federal. A operação resultou da análise de dados, monitoramento e apoio do Serviço Aeropolicial, visando desmantelar uma organização armada e transnacional especializada no comércio ilegal de cigarros, por meio do domínio de regiões e imposição de violência e medo.
A decisão judicial destacou que o grupo liderado por Adilsinho praticava homicídios vinculados ao contrabando de cigarros do Paraguai e mantinha contatos com órgãos de segurança estaduais, além de envolvimento com o jogo do bicho. A transferência para presídio federal é necessária para impedir interferências na colheita de provas e nas investigações em curso.
Com informações Agência Brasil