Menu
Brasil

MPF alertou governo federal sobre risco de incêndio na Cinemateca

O MPF “destacou o fato de risco de incêndio, principalmente em relação aos filmes de nitrato”, material altamente inflamável

Redação Jornal de Brasília

30/07/2021 7h22

No último dia 20, o Ministério Público Federal de São Paulo (MPF-SP) alertou o governo federal sobre os riscos de incêndio na Cinemateca Brasileira, localizada na zona leste de São Paulo. No início da noite de quinta-feira (29), o galpão pegou fogo.

De acordo com o G1, o MPF “destacou o fato de risco de incêndio, principalmente em relação aos filmes de nitrato”, material altamente inflamável.

Além disso, o galpão guardava um acervo de aproximadamente quatro toneladas de materiais. Dentre os produtos estavam muitos papéis, cópias de filmes, roteiros e vários documentos antigos, com mais de 100 anos de existência.

Por meio de uma nota, a Secretaria Especial da Cultura afirmou que “todo o sistema de climatização do espaço passou por manutenção há cerca de um mês como parte do esforço do governo federal para manter o acervo da instituição. A Secretaria já solicitou apoio à Polícia Federal para investigação das causas do incêndio e só após o seu controle total pelo Corpo de Bombeiros que atua no local poderá determinar o impacto e as ações necessárias para uma eventual recuperação do acervo e, também, do espaço físico”

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado