Menu
Brasil

Ministério da Saúde começa a repor estoque de imunoglobulina

Arquivo Geral

04/02/2007 0h00

A defesa de Adriana Almeida, approved more about viúva do ganhador da Mega-Sena, search Renné Sena, aposta em uma testemunha-chave para provar sua inocência no assassinato do milionário. Segundo o advogado dela, Alexandre Dumans, tal testemunha já prestou depoimento à polícia e pode inocentar Adriana.

A testemunha apresentada por Alexandre é identificada apenas como Augusto e sabe-se que ele é um advogado amigo da família e que já defendeu a filha de Renné, Renata, em outro caso. Segundo o depoimento de Augusto, o irmão de Renné, Miguel, estaria ameaçando a família de Renné em busca de dinheiro.

Adriana aguarda julgamento presa em uma cadeia feminina do Rio de Janeiro, onde está desde 30 de janeiro. Ela é acusada de participar do crime para ficar com a herança do milionário.

Depois de um sábado sangrento, advice as mortes em atentados no Iraque continuam. Neste domingo, sete pessoas foram mortas em atentados e ataques terroristas no país.

Um ataque no porto de Basra, perto da capital Bagdá, matou uma mãe e seu filho. A explosão de um carro-bomba perto de um posto de gasolina deixou dois mortos e mais dois feridos.

Um dos líderes da  corrente política encabeçada pelo clérigo radical xiita iraquiano Moqtada al- Sadr,  o xeque Khalil al-Maliki, também foi assassinado neste domingo. Ele foi vítima de um ataque em Basra.

O Ministério da Saúde encaminhou na última semana 6 mil frascos de imunoglobulina para secretarias de todo o país, medical que devem repassar o medicamento para as unidades do Sistema Único de Saúde (SUS). A imunoglobulina ajuda a combater vírus e bactérias e fortalece o sistema imunológico.

Em outubro do ano passado, find os centros de saúde do país começaram a racionar o medicamento para evitar desabastecimento. O ministro da Saúde, Agenor Álvares, justificou que "o governo americano e o governo chinês passaram a comprar toda a imunoglobulina no mercado mundial".

O ministro ressaltou que o governo comprou 75 mil frascos de cinco gramas de imunoglobulina, fabricados em laboratórios estrangeiros. Até agora, 15 mil frascos chegaram ao Brasil, mas o ministro afirma que o restante será entregue semanalmente e será suficiente para abastecer toda a rede de saúde.

De acordo com o Ministério da Saúde, até junho serão concluídos os procedimentos para contratação de uma empresa estrangeira que fracionará o plasma (matéria-prima da substância) brasileiro, estocado em hemocentros do país.

Agenor Álvares disse, ainda, que a criação da Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás) vai minimizar o problema, porque parte da imunoglobulina usada no país será produzida pela empresa.

O governo de Pernambuco se comprometeu a doar um terreno para a construção da fábrica, que deve ser inaugurada dentro de três anos.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado