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Mika Hakkinen anuncia aposentadoria definitiva das pistas

Arquivo Geral

04/11/2007 0h00

De surpresa, o finlandês Mika Hakkinen anunciou neste sábado o fim de sua trajetória nas pistas de corrida. Ex-piloto da McLaren, Mika competia na Deutsche Tourenwagen Masters (DTM), o campeonato alemão de carros de turismo, e era tido como nome certo para continuar competindo pela Mercedes em 2008.

A decisão foi tornada pública em um evento anual da montadora alemã em Stuttgart. “É hora de parar de correr pela DTM. Esta são as más notícias. As boas são para os outros competidores, que finalmente terão um pouco de paz nas pistas”, anunciou o bem-humorado finlandês, sem explicar os motivos para a aposentadoria.

Hakkinen corria na categoria germânica desde 2005, conquistando três vitórias em três anos e tendo como melhor resultado o sexto lugar na temporada deste ano. Durante 2006, o finlandês esteve cotado para assumir a vaga de segundo piloto da McLaren em 2007. A equipe, que chegou a colocar seu ex-piloto para testar, confirmou Lewis Hamilton como companheiro de Fernando Alonso.

Mika Hakkinen estreou na Fórmula 1 em 91, vindo de cinco títulos nacionais de kart e dos campeonatos na Fórmula Opel européia e da Fórmula 3 britânica. Em suas duas primeiras temporadas na categoria máxima do automobilismo mundial, o finlandês conquistou alguns resultados expressivos na Lotus, incluindo o quarto lugar na França e na Hungria em 92. Naquele ano, Mika foi o oitavo colocado do Mundial de pilotos.

Hakkinen foi então contratado pela McLaren em 93, originalmente para ser piloto de testes. Porém, a saída do norte-americano Michael Andretti guindou o finlandês à condição de companheiro de Ayrton Senna nas três últimas corridas do ano. No Japão, Hakkinen conquistou um terceiro lugar, o que deu a ele a condição de titular em 94.

Com Senna na Williams e Martin Brundle como novo piloto da McLaren, ‘Hakk’ foi quarto colocado já no ano seguinte, antes de sofrer com uma das piores temporadas de sua carreira: em 95, além de penar com a falta de competitividade da equipe, Hakkinen ainda encerrou o ano com um grave acidente no GP da Austrália, no qual chegou a ser declarado morto pelos médicos. Milagrosamente recuperado, o piloto pôde voltar às pistas em 96, terminando o ano em quinto lugar.

Depois de bater na trave em três ocasiões anteriores, a primeira vitória do finlandês viria a acontecer em 97, no GP da Europa. No ano seguinte, com mais oito vitórias, Hakkinen conquistaria o título mundial, que viria a repetir em 99. Nas duas ocasiões, o vice-campeonato ficaria com Michael Schumacher.

Antes de deixar a categoria, Hakkinen ainda foi vice-campeão em 2000 e quinto colocado em 2001. Desde então, o piloto assumiu a função de embaixador mundial da Mercedes e de uma fabricante de whisky, da qual é o garoto-propaganda da campanha de direção responsável. A montadora alemã, porém, deve continuar como principal empregadora do agora ex-piloto.

“Tem sido ótimo correr pela DTM, mas não vou parar de fazer coisas com a Mercedes. Tenho certeza de que eles vão anunciar algo logo”, finalizou.

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