Menu
Brasil

MIDR avança no projeto Adutora da Fé com R$ 230 milhões na Bahia

A iniciativa beneficia 140 mil pessoas no oeste baiano, ampliando o acesso à água em áreas rurais com histórico de escassez.

Redação Jornal de Brasília

23/01/2026 15h06

adutora da fé

Foto: Divulgação/ Codevasf

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) coordena a implantação da próxima etapa do projeto Adutora da Fé, na Bahia, que recebeu a primeira ordem de serviço emitida pela AXIA Energia. Com investimentos de R$ 230 milhões, a obra integra o Eixo Água Para Todos do Novo PAC e visa expandir o acesso à água em regiões com escassez hídrica.

Nessa fase, as intervenções incluem obras de captação, reserva e transporte de água do rio São Francisco até Bom Jesus da Lapa, onde será tratada e distribuída para 53 reservatórios em comunidades rurais de Bom Jesus da Lapa, Riacho de Santana e Igaporã. O projeto prevê a construção de 95 km de adutora principal de água tratada, além de aproximadamente 250 km em subadutoras, com 36 reservatórios adicionais e obras complementares. Essas estruturas aumentarão o alcance do sistema, reduzirão a intermitência no abastecimento e garantirão maior confiabilidade na entrega de água às famílias da região.

A ação beneficiará cerca de 140 mil pessoas, promovendo segurança hídrica, saúde e qualidade de vida em uma área de clima árido. Ao longo da execução, o projeto gerará aproximadamente 3,2 mil empregos diretos e indiretos.

A AXIA Energia, antiga Eletrobras privatizada, cumpre compromissos de capitalização ao repassar recursos para programas de desenvolvimento regional, selecionados pelo Governo Federal e coordenados pelo MIDR. “A Adutora da Fé é um projeto que cria conexões e gera valor para a comunidade. Ao avançarmos nessa etapa de implantação, reforçamos nosso compromisso com uma performance sustentável, garantindo acesso seguro à água e novas possibilidades para a população local”, destacou o diretor de Engenharia e Implantação de Fundos Regionais da AXIA Energia, Domingos Andreatta.

A AXIA Energia é a maior empresa de energia renovável do Hemisfério Sul, com 81 usinas 100% renováveis, representando 17% da capacidade de geração nacional e 37% das linhas de transmissão do Sistema Interligado Nacional.

*Com informações do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado