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Brasil

Meditação melhora atenção e autocontrole, segundo estudo

Arquivo Geral

10/10/2007 0h00

A prática diária da meditação melhora a atenção e o desempenho cognitivo e emocional, stuff segundo um estudo publicado esta semana pela revista da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos.


Segundo a matéria publicada na “Proceedings of the National Academy of Sciences”, que cita o trabalho de uma equipe da Universidade Dalian, na China, a técnica de meditação conhecida como Capacitação Integradora da Mente e do Corpo “permite controlar os pensamentos sem esforço”.


Além disso, “promove um estado de alerta descansado que permite um alto grau de consciência do corpo”.


Os pesquisadores, liderados por Yi-Iuane Tang, do Instituto de Neuroinformática e do Laboratório de Corpo e Mente da universidade, realizaram seus experimentos com 80 estudantes, com uma idade média de 21,8 anos.


Os cientistas separaram os estudantes em dois grupos aleatórios, de 40 pessoas cada. Um dos grupos realizou durante cinco dias sessões de 20 minutos da técnica de meditação, desenvolvida nos anos 90 e cujos efeitos são estudados na China desde 1995.


“O controle do pensamento é alcançado gradualmente, com a ajuda do tutor, mediante a postura e o relaxamento, a harmonia de corpo e mente, ao invés de o instruído tentar empreender uma luta interna para controlar os pensamentos”, assinalaram os cientistas.


Ambos os grupos foram submetidos a testes antes e depois, para avaliar sua capacidade de atenção e seu estado de ânimo.


Os pesquisadores encontraram melhoras em vários níveis da atividade e da condição mental e emocional dos integrantes do grupo que fez meditação.


“A conclusão razoável é que, com cinco dias de prática da meditação integradora, foram alcançadas melhorias nos níveis de atenção, cognição, emoção e reação ao estresse”, assinala o artigo.


Outra conclusão deste estudo é que “a quantidade de tempo que os participantes dedicam diariamente à meditação, mais que o número total de horas de prática de meditação ao longo da vida, é o que afeta o desempenho nas tarefas que requerem atenção”.

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