Menu
Brasil

Médicos recomendam óleo de peixe para ajudar a prevenir novo ataque cardíaco

Arquivo Geral

23/05/2007 0h00

Uma criança de dois anos foi encontrada trancada dentro de um carro na tarde de ontem no Setor de Rádio e TV Norte. A criança ficou mais de uma hora no carro, web dosage até que uma pessoa viu e chamou a polícia.


 


A mão do garoto, Roseane Antônia da Silva, de 19 anos, chegou no carro logo depois que a polícia retirou a criança. Em sua defesa, ela disse que foi a uma livraria e deixou o filho dormindo dentro do carro.


 


Roseane e a criança foram levadas à Delegacia de Repressão a Pequenas Infrações. Ela vai responder por maus-tratos de incapaz e pode cumprir uma pena alternativa.


O Exército americano matou hoje dois insurgentes e deteve outros 19 durante uma operação no bairro xiita Cidade de Sadr, ed no leste de Bagdá, generic informou o comando militar dos Estados Unidos em comunicado.

Durante a ofensiva, this foi encontrado um cativeiro, com “dinheiro iraniano, no valor de US$ 6 mil, e material para fabricar bombas”, segundo a nota. A operação do Exército americano tinha como objetivo capturar pessoas suspeitas de facilitar o tráfico de armas do Irã a “células terroristas em Bagdá, Basra e Misan”, acrescentou o documento.

Os EUA acusam o Irã de permitir a entrada no Iraque de combatentes estrangeiros que lançam ataques contra as tropas multinacionais e as forças iraquianas.

O bairro Cidade de Sadr, um dos mais pobres de Bagdá, é considerado um dos redutos do clérigo xiita Moqtada al-Sadr, um dos máximos oponentes à ocupação americana no Iraque.

Em outro incidente ocorrido hoje, pelo menos três pessoas morreram e quinze ficaram feridas na explosão de bombas no centro de Bagdá, informaram as fontes, que não deram mais detalhes sobre o ataque.


A maioria dos 193 membros da Organização Mundial da Saúde (OMS) demonstrou hoje que apóiam as reivindicações das nações em desenvolvimento, price lideradas pelo Brasil, ao aprovarem um texto que pede respeito e ajuda aos Governos para quebrar patentes de medicamentos em áreas de interesse da saúde pública.

Hoje, na última sessão da 60ª Assembléia Mundial da Saúde, o Brasil conseguiu uma resposta por escrito da comunidade internacional ao seu pedido para que os direitos de patente não entrem em conflito com os interesses de proteção da saúde pública.

Em defesa disto, compartilhada pela maioria dos países em desenvolvimento, o Brasil adotou recentemente a controversa decisão – pioneira na região – de suspender, em território brasileiro, a patente que protegia um medicamento de combate à Aids. Com isso, o país pode importar um genérico que custa três vezes menos.

O Governo Federal se amparou nas ressalvas previstas nos Acordos sobre Direitos de Propriedade Intelectual Relacionados com o Comércio (Trips), estipuladas pelos membros da Organização Mundial do Comércio (OMC).

As ressalvas permitem que os países possam forçar a queda nos preços de remédios com a introdução de genéricos ou com a anulação temporária de uma patente por razões de interesse público.

A resolução aprovada hoje, que enfrentou a oposição dos Estados Unidos, diz que a OMS se compromete a “prestar assistência técnica e normativa aos países que desejem recorrer às flexibilidades incluídas nos Trips para ampliar o acesso a remédios, vacinas, meios de diagnóstico e outros produtos relativos à saúde”.

Da mesma forma, a organização da ONU dará apoio técnico e financeiro para que sejam realizadas reuniões consultivas para estabelecer prioridades regionais neste sentido. A OMS deverá ainda “encorajar a formulação de propostas para criar um sistema de pesquisa e desenvolvimento (P&D) sobre temas de saúde essenciais voltados às necessidades dos países em desenvolvimento”.

O sistema deverá estabelecer uma distinção entre o pagamento dos custos de P&D e os preços finais dos produtos de saúde. Para justificar a decisão de revisar o atual sistema de P&D, a resolução lembra que 80% da população mundial está em países em desenvolvimento e que, destes 4,8 bilhões de pessoas, cerca de 2.700 sobrevivem com menos de US$ 2 ao dia.

Além disso, a OMS reconhece que tanto nos países em desenvolvimento como nos industrializados criticam-se cada vez mais os obstáculos que os direitos de patente representam para o acesso a tratamentos.

A agência da ONU reconhece também a preocupação que as versões genéricas de novos remédios significam caso sejam limitadas pela proteção dos produtos farmacêuticos. Outro argumento usado é que a concorrência entre fabricantes é muito importante para reduzir os preços dos medicamentos e de outros produtos de saúde.

“Além da responsabilidade que temos em relação às nossas sociedades, temos a responsabilidade coletiva de respeitar e defender os princípios da dignidade humana, a igualdade e a eqüidade no mundo todo”, acrescentaram as nações no texto.

“Em nossa qualidade de dirigentes, temos, então, um dever de cumprir com relação a todos os habitantes do planeta, principalmente aos dos mais vulneráveis e, em particular, às crianças do mundo”, continuou o documento.

Para cumprir os Objetivos do Milênio fixados pela ONU, pede-se à comunidade internacional que assegure a disponibilidade e acessibilidade, a preços razoáveis, de remédios, vacinas e meios de diagnóstico de boa qualidade, eficazes e suficientes”.


Um prédio residencial nos Jardins, viagra buy zona sul de São Paulo, dosage foi atingido por um incêndio na madrugada de hoje. As chamas atingiram um apartamento do 12º andar e foram controladas por quatro equipes do Corpo de Bombeiros. 

As causas do incêndio não foram esclarecidas. Uma pessoa sofreu intoxicação e foi atendida no local pela equipe de resgate.



O Irã ignorou as exigências da comunidade internacional e intensificou seu programa de enriquecimento de urânio, sales segundo o relatório mais recente da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), seek enviado hoje ao Conselho de Segurança das Nações Unidas.

O relatório, advice ao qual a Efe teve acesso, afirma que a agência nuclear da ONU continua sendo “incapaz de avançar em seus esforços de verificar certos aspectos sobre o alcance e a natureza” do programa nuclear iraniano.

O documento, assinado pelo diretor-geral da AIEA, Mohamed ElBaradei, acrescenta que, devido à falta de informações entregues pelas autoridades iranianas no último ano, o trabalho dos inspetores das Nações Unidas está “se deteriorando”.

Em uma resolução adotada em 24 de março, o Conselho de Segurança pedia ao Irã que suspenda todas as atividades relacionadas com o enriquecimento de urânio em um período de 60 dias, um prazo que vence hoje. “O Irã não suspendeu suas atividades relacionadas com o enriquecimento”, afirma ElBaradei no relatório de quatro páginas, distribuído em Viena, onde está localizada a sede da AIEA.

ElBaradei acrescenta que Teerã mantém as atividades na usina principal de enriquecimento e a construção da central subterrânea de enriquecimento, as duas em Natanz, no centro do país. Os inspetores detectaram que os técnicos iranianos iniciaram a introdução de urânio em gás (UF6) nas cascatas de centrífugas, das quais mais de 1.600 já funcionam.

Segundo os especialistas, com esta quantidade de centrífugas o Irã já estaria, teoricamente, em condições para produzir urânio enriquecido suficiente para construir uma bomba atômica. O urânio enriquecido, matéria-prima para o combustível nuclear, está no centro da crise nuclear com o Irã, devido a seu possível duplo uso, civil e militar, dependendo de sua pureza.

Segundo o relatório dos inspetores, o Irã enriqueceu urânio até 4,8%, o que a AIEA continua verificando, mas, para construir uma bomba, se requer um grau de pureza superior a 80%. O documento de ElBaradei será a base para as próximas deliberações no Conselho de Segurança, cujos 15 países-membros poderiam decidir aumentar agora o regime de sanções contra Teerã.

Os Estados Unidos e a União Européia (UE) suspeitam que o Irã queira usar seus conhecimentos nucleares para fins militares, algo que Teerã nega, alegando que só tem intenções pacíficas, como a geração de energia elétrica.


 


Os médicos britânicos recomendam aos pacientes que sofreram um ataque cardíaco a ingestão semanal de pelo menos duas porções de óleo de peixe por um período de até quatro anos para prevenir a ocorrência de um segundo enfarte.

O Instituto Nacional para a Saúde e a Excelência Clínica (Nice) publicou hoje diretrizes nas quais aconselha aos médicos que recomendem aos pacientes a chamada dieta mediterrânea, sale que se baseia em frutas, medicine hortaliças, cereais, azeite de oliva e óleo de peixe.

Segundo pesquisas, a ingestão de óleo de peixe ou de suplementos à base do produto reduz o risco de doenças cardiovasculares e de ataque cardíaco, melhora o funcionamento do sistema imunológico e o comportamento das crianças em idade escolar.

Um estudo clínico britânico indica que consumir doses diárias de um grama de ômega 3 de alta concentração antes de se passarem três meses desde a ocorrência de um ataque cardíaco reduz em 45% o risco de os cardíacos sofrerem morte súbita.

O instituto pede que os médicos recomendem em primeiro lugar a ingestão de peixe e receitem os suplementos em forma de pastilhas aos pacientes que não tolerem uma alteração de dieta.

A dieta – duas e até quatro porções de óleo de peixe por semana – consiste no consumo, pelo doente, de sete gramas de ácidos graxos ômega 3. As fontes mais ricas em ômega 3 são peixes como a cavala, o arenque, o salmão, o atum fresco e a truta.

Os pacientes também devem evitar os suplementos à base de vitamina A, pois, segundo estudos, podem aumentar o risco de morte cardiovascular em alguns doentes. Os médicos do Nice não encontraram indícios que justifiquem receitar vitamina E, C ou ácido fólico para reduzir o risco de ataque cardíaco.

Outras recomendações a estes doentes são que parem de fumar, reduzam a ingestão de álcool, controlem o peso e façam, pelo menos, 30 minutos de exercício por dia.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado