O técnico Avery Johnson não sobreviveu à segunda eliminação consecutiva do Dallas Mavericks na primeira rodada dos playoffs da NBA e foi demitido pela franquia nesta quarta-feira. Eliminado pelo Golden State Warriors de maneira completamente inesperada na temporada passada, a equipe foi desbancada pelo New Orleans Hornets desta vez.
Para piorar, a campanha da fase regular foi marcada por algumas freguesias para adversários como Miami Heat, Warriors e os próprios Hornets, que venceram todos os duelos disputados em seus domínios contra os Mavericks. Durante sua passagem pelo time texano, Johnson acumulou 194 vitórias e 70 derrotas na temporada regular e 23 vitórias contra 24 derrotas em playoffs. Se não chegam a ser números vexatórios, foram suficientes para incomodar muito o proprietário da franquia Mark Cuban.
Ex-ala-armador dos Spurs, Johnson juntou-se aos Mavericks na temporada de 2004-05 como assistente do técnico Don Nelson. Poucos meses depois, em março de 2005, ele assumia a titularidade da função.
Na temporada seguinte, ele levou a franquia aos playoffs com a impressionante marca de 67 vitórias, mas não manteve o ritmo contra os Warriors de seu ex-mentor Nelson. Mesmo assim, ele conquistou o troféu de Técnico do Ano na liga.
Apesar da dispensa no Texas, a condição de desempregado de Johnson pode não durar muito tempo. New York Knicks e Chicago Bulls também demitiram seus treinadores e estão em busca de um substituto.
Já o nome de seu substituto na preferência de Cuban permanece indefinida. Entre as possibilidades aparecem os experientes Jeff Van Gundy e Rick Carlisle, além de Paul Westphal e Del Harris, que já integravam o grupo de apoio de Johnson.