Duas vezes campeão da Corrida Internacional de São Silvestre, o brasiliense Marílson Gomes dos Santos é um dos destaques confirmados nos 10Km Tribuna FM. A prova, marcada para este domingo (21/5) em Santos (SP), reunirá 12 mil atletas – 9.500 corredores e 2.500 caminhantes -, com premiação total de R$ 100 mil.
Com cinco participações anteriores na prova, Marílson também é bicampeão em Santos. Venceu em 2003, com 28min18; foi o vice no ano seguinte com 28min27, na prova vencida pelo queniano Benson Cherono; e na temporada passada venceu, abrindo vantagem a partir do km 2, para fechar o percurso em 28min30. Além disso, também foi vice em 1999 e terceiro colocado em 2000.
A prova santista será sua primeira em rua após a conquista da São Silvestre e o brasiliense quer mais que apenas o tricampeonato, sonhando também em bater o recorde do percurso.
Atualmente, a melhor marca da prova é a de 28min01, obtida por Vanderlei Cordeiro de Lima, em 1997. “Estou treinando para provas curtas este semestre e o bom desempenho nos 10Km Tribuna FM está nos meus planos. Estou muito bem, graças a Deus, e consegui engatar uma quinta marcha nos treinos”, afirmou.
Sobre o recorde, ele sabe que não depende apenas de seu preparo. “Só se o tempo ajudar. Nos outros anos, eu estava muito bem, igual agora, mas ano passado estava muito calor, em 2003 ventou muito”, explicou o atleta, que torce por um dia nublado e sem ventos.
Mesmo sabendo que a prova é uma das mais fortes do Brasil, o corredor não quer se preocupar com adversários. “Esse ano só corri uma etapa do Circuito Caixa na pista (foi o vencedor) e então não sei como está ninguém. Sei que tem brasileiros se destacando e que teremos quenianos novamente. Vai ser uma incógnita, mas estou tranquilo, porque me preparei bem”, concluiu.