Um madeireiro e um contador foram presos nesta terça-feira (2), nurse em Altamira, sudoeste do Pará, acusados de criar mais de 40 empresas fantasmas para extrair madeira da floresta amazônica ilegalmente.
O madeireiro Adailton Bezerra Aguiar e o contador Pedro Castelo Branco, um dos líderes da quadrilha, serão indiciados por falsidade ideológica, formação de quadrilha, utilização de documento falso e falsificação de documento particular para derrubar a floresta.
Desde 2003, contadores e madeireiros abriam empresas, por meio de “laranjas”, para efetuar as fraudes nos sistemas de controle de exploração de produtos florestais. Houve casos em que os “laranjas” não tomaram conhecimento do esquema ilegal da quadrilha.
O Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) chegou a receber denúncia de uma das vítimas dos criminosos, que descobriu que era sócio de uma das empresas ao receber um comunicado de multa.