Menu
Brasil

Lula responde a Merz e diz que primeiro-ministro alemão deveria ter ido a boteco no Pará

”Deveria ter dançado no Pará. Deveria ter provado a culinária do Pará. Ele ia perceber que Berlim não oferece a ele 10% da qualidade que oferece o Estado do Pará e a cidade de Belém. Eu falava toda hora: ‘Come a maniçoba, pô'” disse Lula

Redação Jornal de Brasília

18/11/2025 13h45

Foto: Christof Stache/AFP

Foto: Christof Stache/AFP

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, respondeu ao primeiro-ministro da Alemanha, Friedrich Merz, nesta terça-feira, 18, que criticou Belém por sua estadia durante a COP30. Disse que Merz “deveria ter ido em um boteco no Pará”, dançado e provado a culinária local.

“O primeiro-ministro da Alemanha esses dias se queixou: ‘Fui no Pará e voltei logo porque gosto mesmo é de Berlim’. Ele, na verdade, deveria ter ido em um boteco no Pará. Deveria ter dançado no Pará. Deveria ter provado a culinária do Pará. Ele ia perceber que Berlim não oferece a ele 10% da qualidade que oferece o Estado do Pará e a cidade de Belém. Eu falava toda hora: ‘Come a maniçoba, pô'” disse Lula.

A resposta, feita em tom bem humorado, foi feita durante a inauguração de uma ponte que liga os municípios de Xambioá (TO) a São Geraldo do Araguaia (PA). Lula evitou críticas mais duras ou sérias, como outros políticos fizeram até aqui.

O presidente, no entanto, criticou aqueles que não gostaram da escolha de Belém para sediar a COP30. Disse que “tinha muita gente que não queria” e que criticaram uma série de problemas, como os altos preços de hospedagem e de alimentos e bebidas.

“Essas pessoas nunca reclamaram da água que pagam quando vão no aeroporto internacional, nunca reclamaram quando vão em um show do preço da água e do guaraná. Mas foram reclamar do Pará. E a COP30 vai ser no Pará para quem gostar e para quem não gostar”, declarou o presidente do Brasil.

Lula confirmou que irá novamente a Belém nesta quarta-feira, 19, para “fazer os acordos que precisamos fazer” na reta final da COP30.

Estadão Conteúdo

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado