Menu
Brasil

Lula inaugura obras em Belém e diz que COP30 marca vitória contra o preconceito

Presidente afirma que capital paraense está pronta para receber conferência da ONU sobre clima e celebra entrega antecipada de projetos estruturais

Redação Jornal de Brasília

02/10/2025 23h49

cerimônia de divulgação dos investimentos do governo federal

Governo Federal para a COP30 e seu legado, realizado no Mercado São Brás. Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva esteve nesta quinta-feira (2) em Belém, onde participou de uma série de inaugurações a pouco mais de um mês do início da COP30, a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas. Durante a visita, Lula ressaltou que a realização do evento na Amazônia representa uma conquista política e simbólica.

“O preconceito foi vencido, a COP está garantida”, declarou ao discursar na entrega do Parque Linear da Doca, uma das obras preparatórias para a conferência. Segundo ele, os investimentos no Pará visam corrigir desigualdades históricas. “A gente não está aqui fazendo luxo, a gente está aqui fazendo o necessário para os estados mais esquecidos, para os estados que receberam pouco investimento”, acrescentou.

Lula visitou a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Una, no bairro Telégrafo. Com orçamento superior a R$ 125 milhões, a estrutura é a maior do Pará em capacidade de atendimento, podendo tratar até 475 litros de esgoto por segundo. De acordo com o governo, mais de 90 mil pessoas serão beneficiadas em dez bairros.

O presidente destacou ainda que o Brasil pretende mostrar sua força no cenário internacional. “Nós vamos virar motivo de orgulho para o mundo a partir dessa COP. Ninguém vai ter mais dúvida de que o Brasil não deve nada a nenhum país do mundo, que o Brasil é soberano na tomada de decisões”, disse.

O Parque Linear da Doca, construído às margens do canal da Avenida Visconde de Souza Franco, soma 24 mil metros quadrados de áreas requalificadas. O projeto recebeu R$ 312,2 milhões em investimentos da Itaipu Binacional e foi concluído quatro meses antes do prazo previsto para fevereiro de 2026.

O espaço inclui via elevada para facilitar a circulação de pedestres, além de áreas de lazer como quiosques, parque infantil, mirantes e academia ao ar livre. Também foram implantadas melhorias em drenagem e coleta de esgoto, que antes era despejado no canal.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado