Menu
Brasil

Leite materno é bom para o coração do adulto, dizem especialistas

Arquivo Geral

07/11/2007 0h00

Os bebês que são amamentados apresentam menos riscos de desenvolver problemas cardiovasculares quando se tornam adultos do que aqueles alimentados com mamadeira, price segundo um painel de especialistas cardiovasculares.

Os especialistas participaram da reunião anual da Associação Americana do Coração, no rx no Centro de Convenções Orange, em Orlando (Flórida). Eles apresentaram os avanços médicos mais recentes na área da saúde cardiovascular para mais de 4 mil médicos.

“A amamentação durante a infância está associada a médias baixas do índice de massa corporal (IMC) e altas médias de HDL, proteínas de alta densidade e bom colesterol”, disse a doutora Nisha I. Parick, autora do estudo e especialista cardiovascular do Centro Médico Beth Israel, em Boston.

De acordo com a especialista, os efeitos positivos da lactação materna se mostram na idade adulta, mesmo descartando os fatores pessoais e demográficos.

“Fico feliz por uma instituição científica como a Associação Americana do Coração ter descoberto os benefícios científicos da lactação materna, algo que nós, mães, sabemos há muito tempo”, disse à agência Efe Marcia Nelson, líder da Liga Internacional La Leche, entidade sem fins lucrativos que promove a lactação materna.

A lactação materna tem reconhecidos benefícios tanto para o bebê quanto para a mãe e é comum nos países latino-americanos. Mas, nos Estados Unidos, mesmo entre as mães de origem hispânica, o hábito é menos freqüente. A comunidade é influenciada pela aculturação e pelo tempo no país, segundo um estudo do Instituto de Saúde do Oregon.

O programa Saúde Para Todos 2010, do Departamento de Serviços Humanos dos EUA, pretende aumentar em 40% o número de mães que amamentam os seus filhos desde o nascimento até os 6 meses de idade.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado