O ala LeBron James, astro do Cleveland Cavaliers, é mais um a engrossar o coro dos jogadores a reclamar da bola utilizada na atual temporada da NBA. Ele já havia feito críticas semelhantes na pré-temporada, quando obteve como resposta a justificativa de que aquela seria apenas uma bola temporária, com tempo suficiente para que os jogadores pudessem se adaptar.
“É uma bola muito ruim”, disse LeBron. “É o tipo de bola de basquete que você compraria para os seus filhos no Natal ou algo do tipo”, completou, concordando com os disparos anteriores feitos por Shaquille O’Neal, Dwayne Wade e Steve Nash.
O ala disse que as bolas usadas no Mundial masculino de basquete no Japão em setembro eram menores, o que não agradou aos jogadores, mas que acabaram se acostumando. Por enquanto, ele aponta que o novo material sintético utilizado pela fabricante não vem agradando os jogadores de maneira geral, acostumados com as bolas de couro.
“De vez em quando é boa, de vez em quando não é. Ela não tem consistência”, disse em entrevista coletiva antes da derrota por 104 a 95 para o Atlanta Hawks fora de casa. “Às vezes, ela fica na sua mão, mas ela também pode escorregar. Ela não quica, parece que apenas rola. Não sei se poderemos nos acostumar a ela.”
O material foi posto à prova pela primeira vez no All-Star Game da última temporada em Houston, e foi rejeitada desde já. “Fui o MVP daquele jogo, mas não foi por causa da bola”, disse LeBron, sorrindo, antes de criticar as mudanças na NBA.
“Podem diminuir nossos calções, podem dizer aos jogadores como usarem munhequeiras, mudar nosso vestuário. Mas eles precisam mostrar mais preocupação com a bola”, disse. “Quando você muda as coisas com as quais jogamos todo santo dia, elas param de fazer sentido”, completou.