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Brasil

Latam cancela 173 voos após greve de pilotos no Chile; saiba o que fazer se comprou passagem

Paralisação começou após impasse em negociação salarial; companhia aérea oferece remarcação, alteração de viagem ou reembolso para clientes com voos entre 12 e 17 de novembro

Redação Jornal de Brasília

13/11/2025 13h11

latam divulgação

Foto: Divulgação

FERNANDO NARAZAKI
FOLHAPRESS

A Latam anunciou que cancelou ao menos 173 voos entre essa quarta-feira (12) e a próxima segunda-feira (17) devido à greve de pilotos no Chile. A empresa não disse se os cancelamentos incluem operações com origem ou destino no Brasil.

A companhia aérea afirmou que 20 mil passageiros foram afetados pela medida que, segundo a empresa, atinge menos de 10% dos voos que têm o Chile como origem ou destino.

A Latam anunciou um plano de contingência e informou que quase a totalidade dos passageiros receberam as opções.

A greve começou às 0h dessa quarta-feira após o sindicato dos pilotos da Latam (SPL) informar que a aérea se recusou a continuar a negociação salarial.

“A direção da Latam decidiu encerrar prematuramente o processo de mediação legal”, comunicou o SPL, que disse ter proposto uma prorrogação da negociação por cinco dias, mas que foi recusada pela empresa. “Eles praticamente forçaram a suspensão das operações”, destacou o sindicato.

A entidade representa um total de 464 pilotos e a última contraproposta da Latam foi rejeitada por 97% dos participantes de uma assembleia realizada em 3 de novembro. Após isso, o sindicato afirmou que ainda buscou negociar com a Latam, mas que a empresa teria decidido encerrar as conversas.

“Consideramos inexplicável que a direção da empresa, como afirmamos em 16 de outubro, nos tenha conduzido a uma greve que sempre consideramos evitável, dados os lucros da empresa e a moderação das nossas reivindicações laborais”, afirmou o presidente da SPL, Mario Troncoso.

Em comunicado, a empresa disse que tem “compromisso permanente com o diálogo” e que busca um acordo que beneficie todas as partes envolvidas.

Ao mesmo tempo, a companhia aérea informou que oferecerá suporte a todos os passageiros que teriam voos entre 12 e 17 de novembro. “Seguimos comprometidos com todos os passageiros que possuem voos nestas datas, oferecendo tranquilidade e suporte necessário, com medidas para reduzir o número de pessoas impactadas e proporcionar as melhores alternativas possíveis”, afirmou Paulo Miranda, vice-presidente de clientes da Latam.

TIVE VOO CANCELADO. E AGORA?

A Latam divulgou que os passageiros devem procurar a empresa por meio de seus canais de atendimento e que disponibilizou as seguintes opções:

– Mudança de data ou voo sem custo adicional
– Alteração voluntária da viagem sem penalidades
– Reembolso total da passagem e serviços associados

A empresa recomendou que os passageiros verifiquem o status de seus voos antes de se dirigirem ao aeroporto, por meio do site da empresa (latamairlines.com) ou do aplicativo Latam, na seção “Minhas Viagens”. A companhia também comunicou que enviará email aos passageiros impactados pelos voos cancelados.

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