Menu
Brasil

Lago: Agricultura entrará na agenda de ações da COP30, mas não nos textos que serão negociados

Está sendo feita discussão com economistas e demais especialistas sobre o tema

Redação Jornal de Brasília

10/03/2025 14h03

O Programa de Aquisição de Alimentos por Termo de Adesão é federal, executado sob a coordenação da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural do Distrito Federal (Seagri-DF). | Fotos: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília

O presidente da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), André Corrêa do Lago, informou nesta segunda-feira, 10, que o tema da agricultura entrará na agenda de ações, que está em fase de elaboração. Por outro lado, esse tópico não será tratado nos textos de negociação entre os países. “Não há questões específicas com relação à agricultura que possam trazer algum tipo de evolução significativa”, declarou, em coletiva nesta segunda-feira, em Brasília.

Sobre o financiamento para a conversão e restauração de florestas, Corrêa do Lago disse que há encaminhamentos em diferentes frentes, incluindo a estruturação do chamado “mercado de carbono de restauração”. Está sendo feita discussão com economistas e demais especialistas sobre o tema.

A perspectiva é também reforçar iniciativas já lançadas, como o Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF, na sigla em inglês), proposta apresentada pelo Brasil em 2023 para remunerar países em desenvolvimento que conservam suas florestas tropicais Na época, foi estimada uma captação potencial de US$ 250 bilhões, com benefício a cerca de 80 países.

Estadão Conteúdo

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado