Menu
Brasil

Ladrões serram poste para roubar câmeras do Smart Sampa em SP

As câmeras do Programa Smart Sampa são utilizadas para localizar foragidos da Justiça e encontrar pessoas desaparecidas

Redação Jornal de Brasília

08/01/2026 17h49

smart sampa 2

smart sampa 2

FRANCISCO LIMA NETO
FOLHAPRESS

Câmeras de videomonitoramento do Programa Smart Sampa, da Prefeitura de São Paulo, têm sido furtadas por criminosos.

Três delas foram levadas ao longo da avenida Giovanni Gronchi, na zona sul da capital paulista. A região é cercada por comunidades como Paraisópolis e Jardim Colombo, consideradas rotas de fuga de criminosos.

Os criminosos usam serras ou outros equipamentos de corte rápido para alcançar os equipamentos. Três deles foram furtados no dia 30 de dezembro de 2025, de acordo com a SSP (Secretaria da Segurança Pública), que afirma que a polícia trabalha para identificar os envolvidos.

As ocorrências foram reveladas pela TV Globo e confirmadas pela reportagem.

As câmeras do Smart Sampa são utilizadas para localizar foragidos da Justiça e encontrar pessoas desaparecidas.

A população pode denunciar casos semelhantes por meio do telefone 190, de forma anônima pelo Disque-Denúncia 181, ou pelo site webdenuncia.sp.gov.br.

O governo do estado diz que mantém atenção permanente para o combate a todas as modalidades criminosas na região, incluindo danos decorrentes de ações ilícitas. O policiamento segue reforçado, aliado a ações investigativas com o uso de inteligência, diz.

“O empenho conjunto das Polícias Civil e Militar possibilitou, no período de janeiro a novembro de 2025, uma redução de 4,96% nos roubos em geral e de 19,12% nos roubos de veículos, na área atendida pelo 89º Distrito Policial (Jardim Taboão). No mesmo período, 1.679 infratores foram presos e apreendidos”, destacou.

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Urbana, afirmou que a manutenção, o reparo e a substituição dos postes e câmeras do Programa Smart Sampa são de responsabilidade do consórcio encarregado da implementação da plataforma, não gerando qualquer ônus para a administração municipal.

ENTENDA O SMART SAMPA

O Smart Sampa tem ao todo com 40 mil câmeras que, de acordo com a prefeitura, ajudaram a capturar mais de 2.200 foragidos da Justiça, prender mais de 3.400 criminosos em flagrante e localizar 119 pessoas desaparecidas.

Câmeras foram instaladas até em unidades de saúde. Recentemente, também foram instaladas câmeras do programa em motocicletas da Guarda Civil, assim como nas da Polícia Militar, para agilizar a checagem de placas.

Quatro de cada dez foragidos presos com auxílio do Smart Sampa estavam na lista nacional de procurados por serem devedores de pensão alimentícia. Isso é o que indicam dados obtidos pela Folha por meio da Lei de Acesso à Informação sobre as detenções nos primeiros seis meses de operação oficial.

Com uso de reconhecimento facial e câmeras até em motocicletas da GCM, o programa é uma das principais bandeiras de segurança do prefeito Ricardo Nunes (MDB). Os devedores de pensão alimentícia são os foragidos presos mais frequentes, com 512 casos, ou 44,4% dos 1.153 detidos de 21 de novembro de 2024 a 21 de maio de 2025.

Em seguida estão os presos por roubo (153, sendo 13,3% do total), tráfico de drogas (137, e 11,9%), furto (82, com 7,1%), homicídio (47, com 4,1%), lesão corporal e estupro de vulnerável (ambas com 31 detidos e representando 2,7% das detenções).

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado