Menu
Brasil

Justiça manda prender guardas-civis suspeitos de tortura na Grande São Paulo

Seis GCMs estão sendo procurados pela polícia por suposta agressão a jovens que empinavam motos

Redação Jornal de Brasília

12/08/2023 18h59

Justiça manda prender guardas-civis suspeitos de tortura na Grande São Paulo

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS)

A Justiça aceitou pedido de prisão feito pela Polícia Civil contra seis guardas-civis municipais de Itapecerica da Serra, na região metropolitana de São Paulo. Eles são suspeitos de tortura contra jovens.

O caso teria ocorrido em maio passado e os agentes não haviam sido presos até a tarde deste sábado (12). A data da ordem para prisão não foi informada e nem o nome dos GCMs.

Os guardas são suspeitos de terem agredido dois jovens que empinavam motocicleta em uma área da zona rural da cidade.

Segundo a Secretaria da Segurança Pública, o caso está sob investigação na Delegacia de Itapecerica da Serra, que está em busca dos seis suspeitos.

Procurado, o Tribunal de Justiça de São Paulo não deu detalhes do processo, nem confirmou a ordem de prisão, para não atrapalhar o trabalho da autoridade policial, mas segundo a pasta estadual da segurança, o pedido feito pela polícia foi deferido pela Justiça.

A polícia não confirmou se os guardas são considerados foragidos
“As diligências estão em andamento visando a prisão dos suspeitos e esclarecimento dos fatos”, afirmou a SSP em nota, dizendo que iria preservar detalhes da investigação para garantir a autonomia ao trabalho policial.

Questionada sobre a confirmação da tortura por parte dos agentes municipais e se eles foram punidos, a assessoria de imprensa da Prefeitura de Itapecerica da Serra não respondeu até a publicação desta reportagem.

Esse não é o primeiro caso de violência contra jovens envolvendo a GCM da cidade. Em 2013, um guarda municipal matou um estudante de 16 anos durante uma abordagem. A arma do agente teria disparado acidentalmente contra o peita da vítima.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado