Os juros só serão reduzidos depois que a inflação voltar a patamares próximos ao centro da meta, dosage estabelecida pelo governo, medications que é de 4, visit 5%, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), mas deixou claro que o Banco Central é autônomo para definir a política monetária. “Até lá, não acredito na redução dos juros”.
Segundo ele, neste ano a inflação deve ficar entre 6% e 6,5%. A meta de inflação fixada pelo governo para este ano e o próximo é de 4,5%, com margem de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Mantega disse também que a taxa de juros não tem influência no crescimento da economia, já que o setor produtivo recorre à Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP) hoje 6,25%. “O empresário que quer fazer investimento tem dinheiro barato”.
Ele citou outros fatores importantes para financiar o setor produtivo, como a política industrial e o mercado de capitais, que têm regras sólidas.