A fase de preparação para a Liga Mundial tem sido especial para dois atletas da seleção brasileira masculina de vôlei: tanto o levantador Bruno quanto o ponta Thiago Alves estão tendo a primeira oportunidade de treinar com os astros da equipe adulta, atual campeã olímpica e mundial.
“Eu já conhecia os mais experientes de vista, de quando integrava as seleções de base. Mas agora é diferente. Estou sempre ali, junto deles. Parece um sonho treinar com os caras que eu via na TV. Não vejo a hora de jogar com eles”, comenta Thiago, um veterano das seleções de base.
Bruno, por sua vez, teve apenas uma rápida experiência como o time principal do Brasil. Rápida mesmo: no ano passado, ele participou de um dia de treinos com a equipe. “Treinei um dia com a seleção principal no ano passado justamente porque o Ricardinho não estava aqui. Há três, quatro anos eu batia palmas para ele e agora estamos juntos. Gosto da velocidade com que ele joga. O Brasil joga rápido por causa dele. Aprendi a ser rápido observando o Ricardinho”, comenta o jovem levantador.
Estrela da seleção, Giba lembra que já passou por um momento semelhante ao de Bruno e Thiago. “Eu olhava o Carlão e queria ser como ele, com aquela raça. Também fiquei nervoso no começo, mas com o dia-a-dia ele vai se acostumando”, comenta.
Ricardinho, por sua vez, é só elogios para Bruno. “Ele é abusado, tem estilo próprio, mas ainda precisa de mais precisão. O importante é que ele tem humildade para aprender. E estou à disposição para ensinar. Já até mandei ele pegar minhas roupas na lavanderia”, brinca o experiente atleta.
O técnico Bernardinho aprova a interação entre os jogadores que participaram da seleção de Novos e os mais experientes. “Queremos aliar a competência dos veteranos com o entrosamento e o vigor físico dos novos. Os meninos da seleção de Novos ainda não estão no mesmo nível dos outros e essa experiência nos amistosos foi importante para o amadurecimento deles”, explica o treinador.
Além de Bruno e Thiago, mais seis jogadores que integraram a seleção de Novos treinam em Saquarema: o ponta Murilo, que já disputou competições oficiais pela seleção adulta; os opostos Evandro e Leandrão, que foram convocados para treinamentos antes; e os meios-de-rede Lucas, Riad e Sidão, que já treinaram como convidados.
Do grupo principal, estão Anderson, Giba, André Nascimento, Escadinha, Ricardinho, André Heller, Ezinho e Samuel. Na segunda se apresentam o levantador Marcelinho, o meio-de-rede Rodrigão e o ponta Dante.