Três brasileiros conseguiram vaga para a Final Mundial de Atletismo, neste final de semana, em Stuttgart, na Alemanha. A competição reúne apenas os melhores do mundo em cada prova, de acordo com os resultados obtidos nos principais meetings internacionais da temporada. O Brasil será representado por Jadel Gregório no salto triplo, Keila Costa no salto em distância e triplo e Elisângela Adriano no lançamento de disco.
Elisângela competirá como convidada da Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF, na sigla em inglês). Jadel chega como número três do mundo e Keila como a sétima no triplo. A lista de destaques internacionais inclui o jamaicano Asafa Powell, recordista mundial nos 100m, e a norte-americana Sanya Richards, eleitos os Atletas do Ano, além do português Nelson Évora, campeão mundial no triplo, da recordista e campeã mundial no salto com vara Yelena Isinbaeva, entre outros. A lista oficial de participações só será confirmada nesta sexta-feira, após o congresso técnico.
Só garantir vaga na Final Mundial já assegura aos atletas uma premiação em dinheiro. O título rende US$ 30 mil aos campeões e, em caso de recorde, mais US$ 100 mil. Contaram pontos para o ranking da Final nesta temporada 51 eventos internacionais: seis etapas da Liga de Ouro, cinco Super Grand Prix, 13 Grand Prix e 27 eventos de área. No Brasil, os GPs de Uberlândia, do Rio, de Fortaleza e Belém pontuaram para a classificação.