Menu
Brasil

Jadel busca segundo ouro consecutivo

Arquivo Geral

16/05/2006 0h00

A maioria dos atletas que vai disputar a segunda edição do GP Sul-Americano Caixa/Unifor já estão em Fortaleza. Amanhã, pelo menos 130 atletas de 28 países lutarão pelo pódio na competição, a segunda de uma série de quatro eventos oficiais da Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF) marcados para maio no Brasil e que valem pontos para a classificação dos atletas para a Final Mundial do Atletismo, em setembro.

As provas serão realizadas no Estádio da Unifor, que fica no campus da Universidade de Fortaleza. Assim como no último fim-de-semana, no GP Rio, o destaque brasileiro será
Jadel Gregório. Vice-campeão mundial indoor e número 3 do ranking mundial no salto triplo, Jadel terá pela frente novamente o cubano Yoandri Betanzos.

Eles se enfrentaram no GP Rio e Jadel levou a melhor, ficando com o título e deixando o cubano com a prata. Betanzos é o atual vice-campeão mundial ao ar livre e campeão pan-americano. "Acho que vamos ter uma disputa forte também em Fortaleza", afirmou Jadel.

Nos 200m, o brasileiro André Domingos, o jamaicano Chris Williams, o nigeriano
Uchema Emedolu e Dominic Demeritte, de Bahamas, devem protagonizar um disputa
empolgante. Número quatro do mundo, Williams venceu a Golden League de Berlim
e marcou 20s19 em Mônaco. André, bicampeão pan-americano do 4x100m, é o
11º do ranking mundial. Emedolu venceu o GP de Melbourne e já marcou 20s22
na prova este ano. E Demeritte sagrou-se campeão mundial indoor da prova
em Budapeste-2004.

No salto em distância masculino, um nome de peso: o panamenho Irving Saladino, que no GP Rio saltou 8,56m, melhor marca do mundo na temporada e novo recorde sul-americano. Na mesma prova, no Rio, Rogério Bispo foi o segundo com 8,21m, sua melhor marca pessoal e recorde brasileiro sub-23.

No feminino, o lançamento do dardo terá mais uma vez a presença da número um do mundo, Osleidys Menéndez, campeã olímpica e recordista mundial com 71,70m. A cubana venceu no Rio e enfrentará novamente três top 10 do mundo: a número três Sonia Bisset, também de Cuba; a número cinco Laverne Eve, de Bahamas; e a número sete Zhara Bani, da Itália.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado