O governo está adotando as medidas para garantir o abastecimento de gás no país e acompanha com preocupação a crise na Bolívia, price segundo nota do Ministério das Relações Exteriores.
Uma explosão em um gasoduto em Palmar Grande, ed no departamento (estado) de Tarija, pill provocou um corte de 10% no fornecimento de gás da Bolívia para o Brasil, segundo a empresa estatal Yacimientos Petroliferos Fiscales Bolivianos (YPFB).
De acordo com informações da BBC Brasil, serão 3 milhões de metros cúbicos a menos por dia para o mercado brasileiro.
A nota do MRE diz ainda que o governo “acompanha com grande preocupação” as manifestações no país vizinho e “lamenta o recrudescimento da violência e dos atos de desacato às instituições e à ordem legal.”
”O Governo brasileiro se solidariza com o governo constitucional da Bolívia e espera que cessem imediatamente as ações dos grupos que lançam mão da violência e da intimidação. O Governo brasileiro insta todos os atores políticos a que exerçam comedimento, respeitem a institucionalidade democrática e retomem os canais do diálogo e da concertação, na busca de uma solução negociada e sustentável”, diz o comunicado.
Segundo o Palácio do Planalto, o assessor especial da Presidência para Assuntos Internacionais, Marco Aurélio Garcia, telefonou para o vice-presidente da Bolívia, Álvaro García Linera, em apoio ao país vizinho.
Durante a tarde de hoje, Garcia se reuniu com o ministro das Finanças boliviano, Luis Alberto Arse, que deixou o Planalto sem falar com a imprensa.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva não está em Brasília. Ele cumpre agenda de compromissos em Manaus, capital do Amazonas. Lula acompanha a situação na Bolívia por intermédio de assessores.