Menu
Brasil

ITA aprova 154 alunos na turma de 2026

A chamada final do vestibular ocorreu nesta segunda-feira, com opções de cursos em São José dos Campos e no novo campus em Fortaleza.

Redação Jornal de Brasília

03/02/2026 17h10

ita

Foto: Ten. Leonardo/ITA

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) aprovou 154 alunos na chamada final do Concurso de Admissão para a turma de 2026, nesta segunda-feira, 2 de fevereiro. Além disso, quatro oficiais-alunos da Força Aérea Brasileira (FAB) também foram selecionados. Esta é a segunda turma com ampliação no número de vagas.

Os aprovados serão incorporados nos próximos dias para completar as vagas oferecidas. Durante a formação, eles poderão optar por especialidades nos campi de São José dos Campos (SP) ou no novo campus de Fortaleza (CE). Em São José dos Campos, os cursos incluem Engenharia Aeronáutica, Mecânica-Aeronáutica, Eletrônica, Civil-Aeronáutica, Computação e Aeroespacial. Já em Fortaleza, serão ofertados Engenharia de Sistemas e Engenharia de Energia.

O concurso, um dos mais concorridos do país, atraiu mais de 10 mil candidatos. Entre os aprovados, destaca-se Sabrino Brito Lira, de 23 anos, que conquistou a vaga após seis tentativas. ‘Eu me emocionei muito, porque, no último ano, cheguei a pensar que não pertencia a esse lugar’, relatou. Lucas dos Santos Gomes, também de 23 anos, aprovado na terceira tentativa, enfatizou a persistência: ‘Tudo tem o seu momento certo’.

O processo seletivo envolveu provas objetivas e dissertativas, exames médicos, toxicológicos e avaliação de heteroidentificação para candidatos autodeclarados pretos ou pardos.

A cerimônia de chamada final ocorreu no Auditório Francisco Antonio Lacaz Netto, no campus do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em São José dos Campos (SP). Estiveram presentes o reitor do ITA, professor doutor Antonio Guilherme de Arruda Lorenzi; o comandante do Centro de Preparação de Oficiais da Reserva da Aeronáutica (CPORAER-SJ), coronel Márcio Simões Pereira Campos; e o chefe da seção de Vestibular do ITA, coronel João Batista do Porto Neves Junior, além de representantes do Centro Acadêmico Alberto Santos Dumont (CASD).

Na solenidade, o reitor Lorenzi deu as boas-vindas aos ingressantes, destacando o momento marcante em suas trajetórias. ‘Que seja vivido com responsabilidade, mas também com equilíbrio e leveza’, afirmou. O comandante Márcio orientou sobre a formação militar obrigatória no primeiro ano, enfatizando a preparação integral para formar técnicos competentes e profissionais conscientes.

O campus do ITA Ceará, anunciado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em janeiro de 2024, marca a primeira expansão do instituto para fora de São Paulo em 75 anos de história. A primeira turma será acolhida em 2025 e 2026 em São José dos Campos, com transferência para Fortaleza em 2027, após a conclusão das obras.

*Com informações do Ministério da Educação

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado