O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja, classificado como de perigo, para chuvas intensas em pelo menos nove estados das regiões Norte, Nordeste e parte do Centro-Oeste.
O alerta está em vigor das 0h às 23h59 desta segunda-feira (20) e prevê chuvas entre 30 e 60 milímetros por hora ou de 50 a 100 milímetros por dia, além de ventos intensos variando de 60 a 100 quilômetros por hora.
De acordo com o Inmet, os riscos incluem corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. As orientações em caso de rajadas de vento são não se abrigar debaixo de árvores, devido ao risco de queda e descargas elétricas, e evitar estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
O instituto recomenda, se possível, desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia, além de obter mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Em Belém, no Pará, o município decretou estado de emergência devido às fortes chuvas que atingem a capital paraense. Foram registrados mais de 150 milímetros de precipitação em menos de 24 horas, um volume classificado pela prefeitura como extremo.
“Belém registrou uma das chuvas mais intensas dos últimos dez anos”, informou a prefeitura em nota. A administração municipal acompanha os impactos do temporal desde as primeiras horas de domingo (19).
A Defesa Civil coordena um comitê integrado, com apoio do Corpo de Bombeiros, para garantir resposta rápida em todas as áreas da capital. As ações incluem reforço nos abrigos, atendimento às famílias atingidas, limpeza de canais e bueiros, além de intervenções emergenciais nos pontos de alagamento.