O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nesta quarta-feira (18) um alerta laranja para chuvas intensas e ventos fortes em grande parte do estado de São Paulo, além de regiões do Rio de Janeiro, Paraná e Minas Gerais.
O alerta, de segundo maior gravidade na escala do Inmet, indica situação de perigo com precipitações entre 30 e 60 milímetros por hora ou acumulado de 50 a 100 mm por dia, e rajadas de vento de até 100 km/h. Ele permanece em vigor até as 10h de quinta-feira (19) e abrange praticamente todo o estado paulista, o Triângulo Mineiro, Sul Fluminense, Zona da Mata, Oeste e Sul de Minas Gerais, Norte Pioneiro do Paraná, e as regiões metropolitanas de Belo Horizonte, São Paulo, Curitiba e Rio de Janeiro.
Em São Paulo, a Defesa Civil alerta para chuvas fortes principalmente na faixa leste do estado, causadas pela passagem de uma frente fria em alto-mar. Nesta quarta-feira (18), as precipitações são esperadas à tarde, acompanhadas de raios, fortes rajadas de vento e possível queda de granizo. Para quinta-feira (19), há previsão de pancadas de chuva isoladas, por vezes intensas.
Na sexta-feira (20), o estado deve registrar sol entre nuvens, com elevação das temperaturas e alta umidade relativa, o que pode gerar pancadas isoladas de chuva com raios e rajadas de vento ao longo do dia.
A Defesa Civil de São Paulo recomenda maior atenção às regiões que fazem divisa com Minas Gerais e ao leste paulista, onde há risco de transtornos devido às condições climáticas.