Menu
Brasil

Iniciativas do MCTI unem famílias e inspiram jovens na ciência

Ações de popularização da ciência do Ministério alcançaram 26 milhões de pessoas em 2025, fortalecendo o vínculo familiar com o conhecimento científico.

Redação Jornal de Brasília

23/01/2026 15h17

olimpiadas cientificas jovens

Foto: Divulgação/ Ascom/MCTI

As ações de popularização da ciência promovidas pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) estão impactando diretamente a vida de jovens estudantes por todo o Brasil, com o apoio fundamental de suas famílias. Projetos como feiras de ciências e olimpíadas científicas incentivam a pesquisa e criam laços mais fortes com o conhecimento.

Um exemplo inspirador é o de Maria Luiza Miranda Pereira, de 16 anos, aluna do terceiro ano do ensino médio. Ela participou pela primeira vez do Circuito de Ciências em 2020, onde conquistou o segundo lugar na etapa distrital com o projeto sobre acessibilidade para usuários da Língua Brasileira de Sinais. Em 2025, recebeu menção honrosa e ouro na Olimpíada Brasileira de Tecnologia, o que a levou a convites para a Escola Avançada de Tecnologia em São José dos Campos (SP) e para a imersão Semana EAT, em Boston-Cambridge, nos Estados Unidos.

A família de Maria Luiza sempre esteve ao seu lado, visitando museus, participando de feiras e apoiando nas competições. “A gente sempre foi junto, até porque precisávamos aprender sobre os assuntos para depois conseguir conversar com ela sobre eles. Eu aprendi muito com a Maria Luiza”, conta a mãe, Rita de Cássia Miranda Pereira, de 50 anos. O pai, Cleomar Pereira, também de 50 anos, se impressiona com as oportunidades disponíveis, incluindo cerca de 130 olimpíadas em áreas como matemática, ciências da natureza, astronomia e história.

Segundo Juana Nunes, diretora do Departamento de Popularização da Ciência, Tecnologia e Educação Científica do MCTI, os eventos são planejados para ocorrerem em fins de semana, facilitando a participação familiar. “É um caminho de ida e volta. O jovem e a criança trazem o conhecimento para casa e os pais também estimulam e fortalecem esse vínculo com o conhecimento, o que é muito importante para formar a nova geração de cientistas do Brasil”, afirma ela.

Em 2025, as iniciativas do MCTI alcançaram mais de 26 milhões de pessoas. Entre os projetos destacam-se a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), um evento anual em outubro com tema central para debater questões atuais por meio de palestras, oficinas e exposições gratuitas; o Caça Asteroides MCTI, em parceria com a Nasa, que envolve estudantes e voluntários na análise de imagens telescópicas para descobrir asteroides; feiras científicas em escolas e universidades que promovem a pesquisa estudantil; e centros e museus de ciência e tecnologia, com exposições interativas e atividades lúdicas para educação científica.

*Com informações do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado