SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS)
O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) divulgou nesta quinta (14) o gabarito das provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
Inicialmente, eles seriam disponibilizados em 20 de novembro, como previsto em edital, mas o cronograma foi adiantado, conforme informou o ministro da Educação, Camilo Santana, no último domingo (10).
A nota de cada aluno será disponibilizada no dia 13 de janeiro de 2025 na página do participante.
O Enem 2024 aconteceu nos dias 3 e 10 de novembro. No primeiro domingo, além das 45 questões de linguagens (40 de português e 5 de língua estrangeira) e 45 de ciências humanas, os candidatos fizeram também a redação, cujo tema foi “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”.
O texto da redação é corrigido a partir de cinco competências, com valor de 200 pontos cada uma: o domínio do português, compreensão do tema e aplicação de conceitos, articulação de informações, coesão e proposta de intervenção.
Neste ano, o exame recebeu 4,32 milhões de inscrições -um aumento de 9,95% em relação à edição passada.
O primeiro dia de prova teve uma abstenção de quase 27%. No segundo, 30,6% dos inscritos. São números menores do que as últimas duas edições.
Para o ministro da Educação, Camilo Santana (PT), a presença superior de inscritos este ano em relação às edições anteriores foi resultado de inovações adotadas pelo governo, como o uso de geolocalização dos candidatos para definir o local de prova.
O CALENDÁRIO DO ENEM 2024
Dias de provas: 3 e 10.nov
Solicitação de reaplicação: de 11.nov a 15.nov às 23h59
Divulgação do gabarito: 14.nov
Reaplicação das provas: 10 e 11.dez
Divulgação do resultado final: 13.jan.2025