Menu
Brasil

iFood retoma serviço de entrega com drone em Sergipe

A grande novidade, diz ele, foi uma autorização permanente da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) para que as empresas possam operar voos com o drone em áreas com circulação de pessoas.

Redação Jornal de Brasília

01/10/2025 23h49

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS)

O iFood retomou oficialmente nesta quarta-feira (1º) a rota que utiliza drones para entregar pedidos em Sergipe. A iniciativa é feita em parceria com a fabricante Speedbird Aero.


O projeto-piloto foi lançado no fim de 2021, mas foi interrompido em maio do ano passado. Segundo Arnaldo Bertolaccini, vice-presidente de operações e logística do iFood, a iniciativa retorna com algumas evoluções.


A grande novidade, diz ele, foi uma autorização permanente da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) para que as empresas possam operar voos com o drone em áreas com circulação de pessoas.


Antes com capacidade para carregar até 2,5 kg de carga, o drone agora pode transportar até 5 kg. Além disso, passou a ter resiliência meteorológica -ou seja, pode voar em condições de chuva e vento.


O drone parte de um hub no Shopping Center RioMar, em Aracaju, sobrevoa um trecho de menos de um minuto em área com circulação de pedestres e cruza o rio Sergipe, até chegar ao município de Barra dos Coqueiros.


Sem a tecnologia, as entregas demorariam cerca de uma hora para ir e voltar das casas dos clientes de Barra dos Coqueiros, em um percurso de 15 km a 20 km. Por meio da nova rota, o drone sobrevoa cerca de 4 km em um período de 15 minutos a 30 minutos, de acordo com Bertolaccini.


Apesar do uso da aeronave, há uma pessoa para levar a comida do shopping até o hub em Aracaju. E depois, quando o drone aterrissa em Barra dos Coqueiros, um entregador leva o pedido até o cliente. “É um transporte multimodal”, afirma Bertolaccini.


A empresa terá frota de duas aeronaves para prestar o serviço, que funcionará dez horas por dia.
Segundo Bertolaccini, a empresa estuda expandir o uso de drones para outros estados. Antes, o serviço já havia sido testado em Campinas (SP).

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado