Menu
Brasil

I Jornada de Imunizações do DF alerta a população para a incidência de casos de rubéola, herpes zost

Arquivo Geral

08/11/2007 0h00

A jornada é realizada em todo o país pela Sociedade Brasileira de Imunizações (Sbim). Em Brasília, drugs acontece na Avenida W5, link SGAS 902, Bloco C, a partir de hoje até sábado (10).

Com o tema Vacinação para Todos, a jornada discutirá este ano temas como a erradicação da poliomielite, doenças respiratórias, perspectivas atuais e futuras para HPV, vacinas contra raiva e febre amarela, aumento de casos de rubéola, nova vacina contra herpes zoster, entre outros.

O aumento dos casos de rubéola registrados em homens, com faixa etária entre  20 e 29 anos, alteraram o foco da campanha de erradicação da doença este ano. As campanhas anteriores foram direcionadas à mulheres e crianças, resultando em uma baixa adesão de homens no combate a doença.

A rubéola é transmitida por via respiratória, através de secreções da pessoa contaminada, e a prevenção deve ser feita através da utilização da vacina, aplicada em duas doses. Não é uma doença grave, exceto quando é transmitida de mãe para filho durante a gestação, provocando mal formação do feto. No entanto, a erradicação da doença só é possível com a adesão de toda a população às campanhas de vacinação.

Outra preocupação são os casos de herpes zoster registrados em pessoas da terceira idade. A herpes zoster é causada pelo mesmo vírus da catapora, varicela zoster, e em alguns casos pode permanecer inativa no organismo, manifestando-se em fases de queda da imunidade provocada por diversos fatores, entre eles a idade avançada.

“É imprescindível que a terceira idade se vacine, porque, a essa altura da vida, a chance de alguém não ter entrado em contato com o vírus da catapora é praticamente nula. Assumimos, dessa maneira, que quase todas as pessoas de faixa etária avançada convivem com o estado inativo do varicela zoster, e estão, assim, suscetíveis à herpes causada por ele”, explica o imunologista Renato Kfouri, um dos diretores da Sbim e palestrante das jornadas.

A doença se manifesta através de feridas na pele, principalmente no rosto e no tronco, causando dor e desconforto superior aos sintomas da herpes convencional.

A novidade da campanha este ano é o anúncio da chegada da vacina contra a herpes zoster ao Brasil em 2008. A vacina está licenciada nos Estados Unidos desde 2006, e aguarda liberação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) para ser comercializada no Brasil.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado