Equipe do brasileiro Rubens Barrichello, a Honda anunciou hoje que o diretor de engenharia Shuhei Nakamoto foi promovido a diretor técnico da equipe. A mudança é uma maneira de a escuderia tentar se reabilitar na temporada 2006, na qual soma apenas 29 pontos, bem abaixo do esperado no início do campeonato.
De acordo com a Honda, Geoff Willis, ex-diretor técnico, ainda está negociando seu futuro cargo na equipe. É provável, porém, que ele dedique o resto do ano a melhorar a aerodinâmica do RA106, carro que apresentou excelentes desempenhos durante a pré-temporada, mas que até agora só conseguiu levar Jenson Button ao pódio no GP da Malásia. Já o melhor de Barrichello foi um quarto lugar.
Willis, na verdade, nem foi o diretor-técnico da escuderia no GP da Inglaterra, última corrida disputada. Na ocasião, ele já tinha sido afastado para dar lugar a Jacky Eeckelaert. Button, entretanto, abandonou logo no começo da disputa e Barrichello, 10º colocado, saiu reclamando do carro.
Nakamoto está há 17 anos na Honda, boa parte deles passados em competições de motovelocidade, como líder de projeto das máquinas vencedoras de campeonatos de 250cc, 750 cc e 1000 cc.
Chefe da equipe, Nick Fry falou da promoção. “A Honda definiu algumas metas bastante ambiciosas para sua equipe de Fórmula 1 e fez um investimento considerável para atingi-las, de forma que temos de assegurar que temos tudo o que é necessário para alcançar esses objetivos. Nakamoto tem um excelente histórico de realizações com a Honda, e temos confiança de que sua nomeação, juntamente com nossos investimentos na sede de Brackley, vão nos ajudar a chegar a nossa meta”, comentou o dirigente.