Menu
Brasil

Homem arranca placas em homenagem a policiais mortos no Rio

A placa com homenagem aos policiais assassinados e crianças vítimas de balas perdidas é mantida no local desde 2015

Redação Jornal de Brasília

17/01/2022 11h20

Reprodução

Um homem que não foi identificado, foi flagrado, na manhã de domingo (16), retirando placas em homenagem a vítimas da violência na cidade do Rio instaladas pela ONG Rio de Paz às margens da Lagoa Rodrigo de Freitas, na Zona Sul.

O ato de vandalismo foi registrado em vídeo pela personal stylist Dany Couto e publicado em sua conta de rede social. “Olha que absurdo. O cara retirando as placas do @riodepaz em homenagem a crianças e policiais por violência”, relata ela em sua conta no Instagram.

A placa com homenagem aos policiais assassinados e crianças vítimas de balas perdidas é mantida no local desde 2015, acompanhada por uma faixa com o pedido “Prefeito, lembre-se da favela”. De acordo com Antônio Carlos Costa, presidente da ONG, dez placas com os nomes de policiais foram arrancadas. Placas em homenagem a crianças não foram danificadas.

A Rio de Paz afirmou que vai reinstalar as placas. No começo da manhã desta segunda-feira, o presidente da ONG registrou um boletim de ocorrência na 14ª DP (Leblon). O registro foi feito como dano e será enviado para a 15ª DP (Gávea).

Esta não é a primeira vez que monumento da ONG Rio de Paz é vandalizada. Em junho do ano passado, uma instalação da Organização Não Governamental montada na Praia de Copacabana, na Zona Sul do Rio de Janeiro, foi depredada. Três homens e uma mulher que passavam pelo local agrediram verbalmente os voluntários que chamavam atenção para as milhares de mortes provocadas pela pandemia do novo coronavírus no Brasil.

À época, a ONG Rio de Paz organizou a abertura de 100 covas rasas nas areias da praia, simbolizando as mortes pela Covid-19, em uma crítica à condução da crise sanitária pelo governo federal. Um dos agressores derrubou as cruzes que simbolizavam as vítimas fatais da pandemia.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado