Com vantagem de 3 x 2 na melhor de sete decisiva da NBA, o Miami Heat pode conquistar seu primeiro título da liga hoje. A equipe do gigante Shaquille O’Neal precisa de apenas mais uma vitória sobre o Dallas Mavericks para assegurar o título.
Se for bem-sucedida em sua atuação na casa dos adversários esta noite, o Heat irá se tornar a terceira franquia da história a reverter uma desvantagem de 2 x 0 para ser campeã. Antes, apenas o Boston Celtics, na temporada de 1969, e o Portland Trail Blazers, em 1977, haviam conseguido tal feito. Dono da quinta melhor campanha na fase regular da competição – 52 vitórias e 30 derrotas -, o Heat foi responsável pela eliminação do Phoenix Suns, do brasileiro Leandrinho Barbosa.
Na expectativa da consagração, o veterano Alonzo Mourning é um dos mais ansiosos pela conquista. Com 13 temporadas de experiência, ele superou uma operação nos rins para manter acesa a esperança de um dia ser campeão da liga e não esconde sua empolgação.
“Eu posso sentir o sabor e o cheiro e posso ver (o título). Todos estarão participando ativamente para conseguir isso, mas eu acredito que vai acontecer nesta terça. Se não for, vai ser no jogo decisivo de quinta”.