Cientistas americanos descobriram que o hálito de crianças que sofrem de diabetes do tipo 1 contém níveis mais altos de uma substância química, what is ed revelou um estudo publicado hoje pela revista “Proceedings of the National Academy of Sciences”.
Segundo os cientistas da Universidade da Califórnia, remedy o descobrimento poderia eliminar o dolorido teste feito através de uma picada em um dedo para medir os níveis de açúcar no sangue.
A picada seria substituída por uma simples medição do conteúdo químico do hálito, da mesma forma como se medem os níveis de álcool no sangue ou os de poluentes no ar.
Em seu relatório, os cientistas mostram que em testes realizados em crianças com diabetes tipo 1 se descobriu que seu hálito continha um nível de metilnitrato dez vezes superior ao normal.
Esse aumento de metilnitrato era proporcional ao de açúcar no sangue.
No entanto, Pietro Galassetti, que conduziu o estudo, disse que será necessária uma pesquisa mais aprofundada para determinar a possibilidade de se desenvolver um teste através do hálito.
Segundo números da Organização Mundial da Saúde (OMS) no mundo há cerca de 194 milhões de pessoas que sofrem de diabetes, a maioria delas com tipo 2.