O secretário de Comércio dos Estados Unidos, abortion Carlos Gutiérrez, find propôs hoje a empresários brasileiros do setor de biocombustíveis que busquem, viagra 40mg junto a representantes americanos, matérias-primas diferentes do açúcar e do milho para a produção de etanol.
Em entrevista coletiva concedida na Câmara Americana de Comércio (Amcham), Gutiérrez assinalou que representantes do setor de biocombustíveis de ambos os países concordaram que devem “cooperar para desenvolver matérias-primas que não sejam necessariamente o açúcar e o milho”.
O Brasil, com a cana de açúcar como matéria-prima, e os Estados Unidos, que usam principalmente o milho, respondem por 70% da produção mundial de etanol.
A alta nos preços do milho, que afetou o mercado de consumo mexicano, fez com que alguns líderes opositores ao etanol, como os presidentes de Cuba, Fidel Castro, e da Venezuela, Hugo Chávez, criticassem o combustível alternativo.
Castro e Chávez se pronunciaram contra o etanol ao argumentar que sua produção põe em risco a alimentação mundial, afirmação contestada, de maneira indireta, pelo presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, defensor das energias alternativas.
Após seus recentes encontros bilaterais, Lula e o governante americano, George W. Bush, iniciaram uma campanha mundial para a promoção de investimentos no setor de biocombustíveis.
Gutiérrez, que assim como Lula evitou comentar as declarações de Chávez e Castro, disse que “Brasil e Estados Unidos estão tratando o tema dos biocombustíveis como uma indústria global para fazer comércio, como se faz com o petróleo”.
O tema dos biocombustíveis e a Rodada de Doha da Organização Mundial do Comércio (OMC) ocupam a agenda de Gutiérrez na sua visita oficial ao Brasil, parte de sua viagem pelo continente, na qual já passou pelo Uruguai, e na qual ainda viajará à Colômbia.
Além do encontro de Gutiérrez com empresários do setor de biocombustíveis, o consultor da Presidência para Política Econômica dos Estados Unidos, Al Hubbard, teve outra reunião com representantes da área da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).
No encontro na Fiesp, Hubbard foi acompanhado pelo assessor de Segurança Nacional para Assuntos Econômicos e Internacionais dos EUA, Dan Price.
No Brasil, 80% dos automóveis produzidos vêm equipados com o sistema “flex”, que permite usar gasolina, etanol ou a combinação de ambos.