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Brasil

GP2 terá mudanças especiais para Mônaco

Arquivo Geral

24/05/2006 0h00

Aposentadas pelo atual regulamento, as asas triplanas estarão de volta aos carros da Fórmula GP2 no fim de semana durante o GP de Mônaco. Nesta temporada, os aerofólios posteriores só podem conter dois planos, novidade introduzida pelos organizadores na tentativa de reduzir a pressão aerodinâmica e aumentar a competitividade da categoria.

“Mônaco é um caso totalmente à parte no calendário. Primeiro porque é a única etapa simples, e não em rodada dupla como todas as demais. E, depois, porque as características sinuosas e de baixa velocidade do traçado exigem o máximo de downforce. Por isso é que, excepcionalmente, vamos usar as asas do ano passado”, explicou o brasileiro Xandinho Negrão, que ocupa a 14ª colocação na temporada.

As asas traseiras não serão a única modificação a que os pilotos terão de se adaptar a partir dos treinos livres de amanhã, na abertura da programação oficial. Como o circuito é irregular, e formado por trechos em subida e descida, a altura dos carros será elevada em relação às pistas permanentes e as suspensões serão “amolecidas”, receita básica em traçados urbanos como o de Monte Carlo.

Diferentemente de todas as demais, a etapa solitária de Mônaco será desdobrada em três dias, enquanto nos demais autódromos são duas corridas no mesmo período. “É muito bom fazer um treino livre na quinta-feira. Temos mais tempo para pensar melhor antes do segundo ensaio e da classificação na sexta-feira (26/5). Como a corrida será no sábado (27/5), podemos fazer as coisas sem atropelo”, concluiu o piloto.

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