FRANCISCO LIMA NETO
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS)
Totens de segurança foram instalados em ruas do centro de São Paulo neste mês de agosto como parte de um projeto-piloto para combater a criminalidade na região.
Por meio desses totens a população pode acionar equipes das forças de segurança e centrais de controle.
Os dispositivos são equipados com um botão de emergência para o acionamento da Polícia Militar, um sistema de comunicação para o envio de alertas e um conjunto de câmeras de monitoramento e leitura de placas.
Totem de 4 metros de altura instalado em frente ao Edifício Itália, no centro de São Paulo Divulgação Governo de São Paulo A imagem mostra um poste de segurança com luz azul na parte superior, localizado em uma rua de São Paulo. O poste possui informações sobre o serviço de emergência, incluindo o número 190. Com quatro metros de altura, os totens foram desenvolvidos pela empresa Helper Tecnologia e estão localizados em três pontos: na esquina das ruas General Couto de Magalhães e dos Protestantes; em frente ao Edifício Itália, na República; e no parque Dom Pedro 2º, na região da rua 25 de Março.
Dos dez distritos policiais na área da 1° Delegacia Seccional (Centro), dois registraram alta de roubos e furtos no período de janeiro a maio de 2024, segundo dados da SSP (Secretaria da Segurança Pública): 5° DP (Aclimação) e 6° DP (Cambuci).
O 2° DP (Bom Retiro) registrou somente alta de roubos, e o 8° DP (Brás), de furtos.
Seis distritos, por outro lado, registraram queda de roubos e furtos no período: 1° DP (Sé), 3° DP (Campos Elíseos), 4° DP (Consolação), 12° DP (Pari), 77° DP (Santa Cecília) e 78° DP (Jardins).