Menu
Brasil

Governo federal compra 40 TVs para programa de cinema em presídios federais

Equipamentos serão usados em projeto de reintegração social em unidades de segurança máxima; investimento é de R$ 85,4 mil

Redação Jornal de Brasília

14/01/2026 6h29

Foto: Gaucio Dettmar/CNJ

O governo federal vai destinar 40 televisores do tipo Smart TV para a execução de um programa de cinema voltado à reintegração social de pessoas privadas de liberdade nas penitenciárias federais de segurança máxima. A aquisição dos equipamentos custará R$ 85,4 mil e prevê a distribuição das TVs entre as cinco unidades do sistema penitenciário federal.

Os aparelhos adquiridos têm 50 polegadas, resolução 4K e acesso à internet. Segundo o governo, os televisores serão utilizados para a exibição de conteúdos musicais e audiovisuais sob demanda, incluindo plataformas de streaming, no âmbito do programa ReintegraCINE.

A iniciativa integra a política de reintegração social do Sistema Penitenciário Federal e substitui o modelo anterior, conhecido como Cinemateca, que utilizava mídias físicas, como DVDs e fitas VHS, para a exibição de filmes e outros conteúdos.

De acordo com a Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), a seleção do material audiovisual ficará sob responsabilidade da Divisão de Reabilitação das Penitenciárias Federais. A programação, no entanto, deverá passar pela análise da Divisão de Segurança e Disciplina, além de aprovação do Conselho Disciplinar do Preso de cada unidade, que também definirá quais internos poderão participar das sessões.

O sistema penitenciário federal conta com cinco presídios de segurança máxima, localizados em Catanduvas (PR), Campo Grande (MS), Mossoró (RN), Porto Velho (RO) e Brasília (DF).

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado