Menu
Brasil

Governo estima que renovação automática da CNH contemplará até 3,6 mi de motoristas por ano

“Todos os dias há vencimento de carteiras de habilitação. Logo, todos os dias novas pessoas estarão aptas. São cerca de dez mil por dia”, afirmou o ministro a jornalistas

Redação Jornal de Brasília

09/01/2026 13h54

cnh

Foto: Reprodução

O ministro dos Transportes, Renan Filho, estima que a renovação automática da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), implementada pelo governo nesta sexta-feira, 09, contemplará até 3,6 milhões de motoristas por ano.

“Todos os dias há vencimento de carteiras de habilitação. Logo, todos os dias novas pessoas estarão aptas. São cerca de dez mil por dia”, afirmou o ministro a jornalistas após a cerimônia de assinatura da medida. Nos próximos 30 dias são estimados cerca de 370 mil renovações automáticas.

A renovação automática será possível para condutores classificados como bons motoristas, iniciativa parte do programa CNH do Brasil, lançado no ano passado. Para isso, precisam estar cadastrados no Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC), ou seja, não possuir infrações registradas nos últimos 12 meses.

Sem as taxas que seriam pagas aos Detrans e eventuais exames para renovação, o público inicial de 370 mil motoristas somará estimados R$ 120 milhões em economia.

O processo será totalmente automático e digital, pelo sistema da Senatran, com a atualização disponível no aplicativo da CNH do Brasil. Os motoristas aptos serão notificados diretamente pelo governo.

Estadão Conteúdo.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado