Dez oficiais da Polícia Militar do Rio de Janeiro foram exonerados hoje pela secretaria de Segurança do Rio. Depois de protestarem por maiores salários, order oito coronéis, um tenente-coronel e um major foram afastados de seus cargos.
Mesmo com as exonerações, os protestos vão continuar garante a Associação de Militares do Rio que pretende fazer, na madrugada desta sexta-feira, um ato na orla de Copacabana. Cruzes brancas devem lembrar os policiais mortos em serviço.
Os oficiais deixam os cargos de comando para integrar o Departamento Geral de Pessoal. Perdem também uma gratificação salarial. No caso dos coronéis, cerca de R$ 2,5 mil a menos no salário.
Eles foram exonerados por participarem de um grupo denominado Barbonos, que fazia protestos “descabidos” por melhores salários, segundo o secretário de Segurança, José Mariano Beltrame.
Em entrevista à imprensa hoje, Beltrame disse que outros policiais estão sendo investigados e também podem ser punidos. “As corregedorias estão assumindo os casos.”
O secretário nega que a Polícia do Rio esteja enfrentando uma crise e afirma que a corporação passa por uma renovação. “Pretendemos mudanças estruturais e essenciais. Entre elas, a oxigenação com oficiais [de patentes] inferiores assumindo cargos de frente”, disse.
No último domingo, um grupo de oficiais organizou uma passeata na praia de Ipanema, zona sul. A manifestação foi o estopim para a troca no Comando-Geral da Polícia anunciada na última terça-feira.
Insatisfeitos, ontem, mais de 40 oficiais pediram demissão. Os pedidos ainda estão sendo analisados, segundo a secretaria de Segurança.
Lista de exonerados:
1. Coronel Hildebrando Ferreira – ocupava a chefia de gabinete do ex-Comando Geral da Polícia
2. Coronel Ronaldo Antônio de Menezes – Comandante do 4º Comando de Policiamento de Área
3. Coronel Leonardo Passos Moreira – Comandante da Escola Superior de Ensino Militar
4. Coronel Dário Cony dos Santos – Comandante das Unidades Operacionais
5. Coronel Rodolfo Oscar Lírio – Comandante da Academia de Polícia Militar Dom João VI
6. Coronel Renato Fialho Esteves – Comandante do Departamento Geral de Logística
7. Coronel Francisco Carlos Viras – Comandante do Departamento Geral de Pessoal
8. Coronel Carlos Jorge Fogaça – Comandante do Departamento de Finanças
9. Tetente-coronel Josiel Havani dos Santos – Comandante do 18º Batalhão de Jacarepaguá (zona oeste da cidade)
10. Major Wanderby Braga de Medeiros – sem cargo de comando