Menu
Brasil

Especialista em segurança pública alerta para golpe do Dia das Mães; saiba como se proteger

Redação Jornal de Brasília

07/05/2021 13h18

Especialista em segurança pública alerta para golpe do Dia das Mães; saiba como se proteger

O Dia das Mães será comemorado no próximo domingo (9) e com ele há um aumento considerável na demanda no comércio. Por causa da pandemia e muitas vezes por falta de tempo, muita gente recorre para as compras online. Mas, atenção, fique atento a alguns detalhes para não ser vítima de golpes.

Há poucos dias, o velho golpe envolvendo a marca Boticário voltou a circular pelo WhatsApp. Trata-se de um falso prêmio que oferece um kit para as mães com produtos da empresa. Para conseguir o tal brinde, é necessário clicar em um link malicioso —portanto não clique!

Este é um golpe recorrente que costuma fazer milhares de vítimas todos os anos. Desta vez, a mensagem traz a frase “Olha esse pra sua mãe!” acompanhada de um link malicioso. Ao clicar, as pessoas caem em sites que roubam informações pessoais e podem instalar vírus no smartphone.

Triângulo de prevenção

O especialista em segurança pública Leonardo Sant’Anna explica que as mães são a chave do perigo para as próximas 72 horas. Portanto, um triângulo do crime que deve ser usado pelos bandidos para enganar quem deseja fazer as suas compras para a comemoração do domingo.

“Os bandidos vão se aproveitar: da falta de tempo para sair e comprar presentes; do uso apressado da internet e de caixas eletrônicos para fazer compras e de promoções relâmpago, sempre tentadoras e atrativas”, disse o especialista.

Portanto, de acordo com Sant’Anna, as pessoas devem usar o triângulo da prevenção:

  1. Use uma horinha e ganhe tempo para planejar sobre a sua compra. Isso diminuirá a sua chance de ser enganado ou pego de surpresa;
  2. Se for comprar pela internet ou correr para sacar ou tomar dinheiro em empréstimos, saiba que a chance de seu produto chegar a tempo é pequena (ou quase nula) e a correria para fazer saques e pegar valores em cima da hora podem te deixar mais vulnerável; e
  3. Confira preços de promoções na internet ou em quem te ofereça uma “esmola” muito grande, e use a tática dos 5 minutos – veja o que deseja comprar, pesquise por 5 minutos, e observe se realmente os valores batem com os preços de mercado.

“Essas dicas podem salvar as suas economias e evitar que você caia em golpes digitais, de dinheiro emprestado, dos caixas eletrônicos e dos cartões de crédito. Sua mãe vai agradecer. Pode ter certeza.”

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado