Menu
Brasil

Geada deve atingir novamente região sul do País

Arquivo Geral

04/08/2011 13h50

A região sul do país deve registrar novamente amanhã formação de geada, principalmente em Santa Catarina e no Paraná, segundo previsão do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC). As temperaturas devem oscilar entre 14ºC e 1ºC, nas áreas de serra.

Várias cidades do sul do país vêm registrando nos últimos dias ocorrências de geada e queda de neve, de leve a moderada, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Entre os municípios que registraram queda de neve hoje estão cinco cidades do Rio Grande do Sul e duas de Santa Catarina.

Segundo o Inmet, nevou moderadamente hoje nas cidades de São Joaquim, em Santa Catarina, e em Cambará do Sul, no Rio Grande do Sul. A neve foi fraca em Lages (SC) e nas cidades gaúchas de Cruz Alta, Passo Fundo, Caxias do Sul e Bom Jesus.

Já a geada atingiu os municípios paranaenses de Campos Mourão, que teve a temperatura de -0,4ºC, Ivaí, com 0,2ºC, Maringá, com 2ºC, Castro, com 1,3ºC, e Londrina, com 2ºC. No Rio Grande do Sul, a geada atingiu a cidade de Lagoa Vermelha, que registrou a mínima de -0,4ºC, Cruz Alta, com 1,2ºC, e Passo Fundo, com 1,3ºC.

Segundo alerta do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), deve gear na zona cafeeira do Paraná na madrugada desta sexta-feira. Nas lavouras mais velhas, com idade entre seis e 24 meses, deve-se fazer o “chegamento” de terra no tronco das plantas para evitar a “geada de canela”, segundo o órgão. Essa proteção deve ser mantida até meados de setembro e, depois, retirada manualmente. Viveiros devem ser protegidos com cobertura vegetal ou plástica.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado